Olá, boa noite! Hoje é domingo, 23 de setembro de 2018

28/06/2018 | Quinta-feira | 14h45

Mercado Público

Comunidade abraça simbolicamente o patrimônio histórico de Itaqui

Ascom

A secretaria dos Serviços Urbanos realizou na semana passada a limpeza no interior no prédio histórico do Mercado Público, inaugurado em 1909, com projeto do arquiteto itaquiense Paschoal Minoggio. A administração Municipal também procedeu a reintegração de posse do local, inapropriado para moradia de algumas famílias, atendendo determinação judicial.

Desativado há vários anos e corroído pelo tempo, sem a devida manutenção, o prédio tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul, em 2009, necessita de revitalização para ser reativado.

A prefeitura conta com a parceria da Associação Amigos do Mercado Público para manutenção e preservação da construção e estudo de viabilidade visando conseguir recursos para o restauro. Após dois projetos executados, foi redirecionado para restauro simples, o que em tese, viabiliza economicamente a obra.

O novo projeto, em consonância com o IPHAE, está em fase de elaboração por arquitetos da capital, vencedores do primeiro concurso. Já concluíram o cadastral e estão sendo trabalhados os projetos adicionais.

Na quinta-feira,28, a comunidade abraçou simbolicamente o Mercado Público, atendendo solicitação do Conselho Estadual da Cultura e Instituto de Arquitetos do Brasil, com mobilização em todo o Estado, com organização local da Associação dos Amigos do Mercado Público. Participaram do ato o chefe de Gabinete, Jocélio Vargas, representando o prefeito Jarbas Martini, secretário de Esporte, Cultura a Lazer, Claudio Flain, chefe do Setor de Cultura Maritza Rossi, secretário da Indústria, Comércio e Turismo Astor Fleck. Mais os vereadores Eber Escobar (Associação Amigos do Mercado Público), Clóvis Ravaroto, Cleir Fagundes e Queli Ferreira, entre outras autoridades.