15/06/2018 | Sexta-feira | 13h12

Secretaria Municipal da Saúde libera vacinação contra a gripe para toda a população

Procure o ESF mais próximo da sua casa ou o Posto de Saúde

Por Rodimar Ferreira

Foto: Ministério da Saúde

O Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde anunciou que a partir de segunda-feira,18, a vacina contra a gripe estará disponível para toda a população, mediante duração do estoque. A medida foi definida, pois mesmo com a prorrogação da campanha de vacinação, a procura dos grupos prioritários está muito baixa. O grupo dos idosos é exceção, já atingiu a meta de 90%.

A decisão é tomada para evitar desperdício, considerando que a validade das doses é de um ano. Com isso, definiu-se a extensão da vacinação para todas as faixas etárias, enquanto durar o estoque. Cada pessoa que desejar a imunização deve procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência e o Centro de Saúde. Em cada uma delas, o horário de vacinação será o mesmo de atendimento normal, das 8 horas às 17horas. No Posto Central, o horário de aplicação das doses é das 8h às 18h.

Adesão abaixo do esperado dos grupos de riscos

Anteriormente, apenas podiam se vacinar pela rede pública pessoas consideradas dos grupos de riscos: idosos, professores, gestantes, crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

A retirada da restrição de vacinar somente o público-alvo ocorreu mesmo após a prorrogação da campanha, pois ainda há doses disponíveis na rede pública de saúde, esclarece a coordenadora dasimunizações, enfermeira Fabiane Silveira D´avila.

A imunização contra a gripe protege contra os três sorotipos do vírus da gripe H1N1 e H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e apenas pessoas que têm alergia ao ovo devem procurar o médico para orientações.