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08/08/2018 | Quarta-feira | 07h56

Curso de Formação Pedagógica

Itaqui fica em primeiro lugar em número de inscritos entre as nove cidades que recebem capacitação do Comung através da Consulta Popular

Por Rodimar Ferreira

Ascom

Secretária de Educação Solange Carniel no curso de Formação Pedagógica

Secretária de Educação Solange Carniel no curso de Formação Pedagógica
Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação do Estado  (Seduc) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itaqui, através do convênio com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), abriram o primeiro Curso de Formação Pedagógica sediado no campus da Unipampa no município. O cronograma segue até o dia 11 de agosto para 1.440 professores e diretores das escolas da rede pública estadual e municipal. Itaqui se destaca com o maior número de inscritos, entre as nove cidades da Fronteira Oeste e da Campanha, com mais de 450, o dobro da segunda colocada, São Gabriel. Foram distribuídos em seis turmas de professores e uma de gestores.

O curso é uma das demandas aprovadas com expressiva votação na Consulta popular de 2016/2017 do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede-FO), presidido por Hildebrando Santos. É ministrado pela Urcamp e contou na aula de abertura com professores dos campi de Bagé, Alegrete e São Borja. A iniciativa objetiva oportunizar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-metodológico, sobre temáticas relativas à ação pedagógica na Educação Básica, por meio de ação-reflexão-ação e do protagonismo do gestor escolar neste processo formativo. Com apresentação de três eixos: Aprendizagem humana e sujeito do conhecimento, Organização, Planejamento e Acompanhamento da Ação Pedagógica e Avaliação. O encontro presencial reflete acerca dos saberes no processo formativo, com destaque para os desafios e possibilidades do trabalho do coordenador pedagógico nos dias atuais. 

 

A Coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Sara Elizeth Duzac Cardoso destacou o compromisso de Itaqui demonstrado através da grande votação na Consulta Popular e com o comprometimento das escolas com a educação. "Se tudo passar pela educação, tudo será vencido, até na questão da violência. Portanto a atitude dos cidadãos de Itaqui é referência". O calendário começou em Itaqui, seguido por Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Lavras do Sul e São Gabriel. Completam o roteiro, nesta quarta-feira, 08, Hulha Negra, dias 9 e 10, Itacurubi e Candiota, conclui no dia 11. 

 

Depoimentos para a Urcamp durante o curso:

 Para uma das alunas, que é professora de Matemática, egressa da Urcamp, o curso surge como a busca incessante por conhecimento e troca de experiências. "Todo dia é dia de mudanças. Entramos em um lugar e saímos diferentes dele. E nesse curso já pude perceber esta troca mútua". Destaca o que mais lhe chamou a atenção no primeiro dia: "a dinâmica da aula, principalmente pela professora que está realizando um excelente trabalho, pois dialoga e nos instiga a pensar e expor o nosso pensamento. É um destaque frente a tantos que encontramos que estão preocupados em apenas fazer monólogos", reflete ao mencionar a responsável por sua turma, Clotilde Calvete.  Faviane Fagundes Bianchin é graduada em Matemática e atualmente leciona em dois educandários do interior, um no município de Itaqui, para o Ensino Fundamental, Escola Osório Braga, no Itaó; e em Maçambará, para o Fundamental e Médio, Escola Euclides Aranha, que é a única que possui médio municipalizado na região.

 A turma de Gestores Escolares também foi um sucesso, trazendo a reflexão para quem está há anos no cargo de direção e mais conhecimento para aqueles que estão enfrentando esse desafio agora. Suely Regina Santos de Godoy é um exemplo de quem fez uma autoanálise no primeiro dia de curso. Há 20 anos professora Suely completa, em 2018, dez anos como diretora da escola Professora Odilla Villordo de Moraes. Para ela, a professora Jane Villaverde, que foi a responsável pela turma, instigou o espírito de verificar aquilo que é necessário ainda ser feito, e atitudes que podem ser retomadas. "Com toda certeza eu tive um up, conta a pedagoga. Outro relato importante é que a rede estadual não foi convocada a participar, apenas convidada, e ela, como diretora, viu o quão fundamental é aproveitar as possibilidades que surgem em cursos como estes de formação. "Ser professora é paixão e comprometimento. E se comprometer é, também, buscar evoluir e se aperfeiçoar a cada dia nas oportunidades que surgem. Tenho orgulho de dizer que não fomos convocados e aqui estamos. Dentre os professores da minha escola, 98% estão aqui, e estão justamente por compreenderem essa necessidade que devemos ter todos, em nos comprometermos com os nossos alunos e com a educação como um todo", pondera. Sobre a sua turma, de gestão, ela faz uma análise. "Eu preciso entender que eu sou uma mola precursora e que eu preciso estar e ser o exemplo dos meus professores. Eu não proponho uma atividade se eu não puder estar nela, pois entendo que onde eu precisar que eles estejam eu devo estar também. Como uma aula no sábado; não marco se eu não for estar, também, na escola. E esse curso vem ao encontro disso tudo. Ele nos abre a mente para refletir sobre quais atitudes estamos tendo e as que precisamos retomar. É um choque de realidade", conclui.

Jorge Henrique Carneiro de Almeida, professor há 11 anos, diz que durante três anos esteve no cargo de diretor e agora, há oito meses, vive a nova experiência, agora à frente da direção. Para ele, "é o que eu digo, a minha porta está sempre aberta para os meus professores, até por vivermos uma realidade onde pais e alunos nos procuram para falar aquilo que eles veem em sala de aula. E quanto ao curso, está sendo maravilhoso, principalmente pela função de ser gratuito, pela Secretaria de Educação ter apoiado, e pela sua estrutura, tendo incluso o método EaD, onde podemos nos organizar às nossas rotinas e, ainda assim, realizar as atividades dentro do nosso tempo", explica o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Sanchotene, em Tuparaí.


 

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