Olá, boa noite! Hoje é quinta-feira, 20 de setembro de 2018

04/09/2018 | Terça-feira | 12h32

Área da Flotilha na orla do rio Uruguai é alvo de nova desova de lixo

Lixo em locais inadequados causa prejuizo ao meio ambiente

Assessoria de Comunicação-PMI

Registro na orla do rio Uruguai

Foto: Assessoria de Comunicação-PMI

Nesta semana as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente constataram novos focos de lixo desovados pela população na área da Flotilha Alto Uruguai. O local foi recentemente limpo através de mutirão entre a prefeitura e o Exército e faz parte da trilha “Campereando a História- Da Flotilha à Casilha”, inaugurada em agosto. Uma semana depois ocorreu uma ação de vandalismo. Arrancaram a placa de identificação e histórico das ruínas da Flotilha.

O secretário do meio Ambiente Luis Felipe (Coca) Pinto lamenta o registro de novos crimes ambientais na orla do rio Uruguai onde existe a preocupação da administração municipal na preservação da mata ciliar e o assoreamento do rio causado pelas práticas humanas indevidas e irresponsáveis e que causam danos irreversíveis na maioria das vezes.

O cidadão conta com áreas regulares disponibilizadas ou indicadas pela prefeitura para descartes. De lixo doméstico, no aterro sanitário na curva do acesso sul, galharia da desrama de árvores, na área atrás da granja municipal, entulho de obras, na empresa Rusinek, na rua Domingos Martins, 2496 e resíduos eletrônicos no parque de máquinas da Secretaria de Obras (em frente ao cemitério). Este material de descarte ecológico é armazenado e recolhido periodicamente por empresa especializada responsável pela destinação correta.

A secretaria do Meio Ambiente também trabalha na campanha de conscientização da população na preservação do meio ambiente. A atual gestão já instalou cerca de 30 placas com orientações nos bairros com maior incidência de poluição. E solicita a colaboração do cidadão que ao flagrar qualquer ato ilícito ambiental denuncie imediatamente pelo telefone 0800 645 2520 da Ouvidoria do Município de Itaqui.