10/09/2018 | Segunda-feira | 10h40

Fusão da Chama Crioula do Estado com a Chama do Município abre os festejos farroupilha em Itaqui

Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, Prefeitura de Itaqui e Piquete Duas Palmas receberam aproximadamente três mil pessoas no Itaó

Por Rodimar Ferreira

Assessoria de Comunicação-PMI

Foto: Assessoria de Comunicação-PMI

A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Prefeitura de Itaqui abriram oficialmente a programação dos festejos farroupilha no município, domingo, 9, no Piquete Duas Palmas, no Itaó. O vice-prefeito Marcio Palma, secretários de Esporte, Cultura e Lazer Claudio Flain e a adjunta Maritza Rossi, secretária da Saúde, Isolaine Cardoso, presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Betin, vereadores, Igor Ardais, Queli Ferreira e Cleir Fagundes, patrão da entidade anfitriã e hospedeiro da chama 2018, José Mario dos Santos, tradicionalistas e populares aplaudiram a fusão das chamas do Estado, conduzida pelo piquete de cavalarianos do Grupo Terra Xucra e do CTG Cristovão Pereira de Abreu, oriunda da cidade de Iraí e a chama do município. A fagulha foi retirada do fogo do galpão onde repousava na propriedade desde setembro do ano passado.

O candeeiro no alto do palanque na frente do estabelecimento recebeu os dois fogos como símbolo de união dos gaúchos, o orgulho de cultuar a tradição do Estado e a história da própria chama retirada do fogo simbólico da Semana da Pátria de Porto Alegre em 1947. Mal sabia o denominado Grupo dos Oito, liderados por João Carlos Paixão Cortes e que contava com Orlando Jorge Degrazia, entre outros estudantes do Colégio Estadual Júlio de Castilhos de Porto Alegre que esta iniciativa replicasse por todo o Rio Grande do Sul.
Especialmente no torrão de Rincão da Cruz, desde 1980, quando surgiu na Estância Alto Uruguai, de Nelly Moraes Aranha, a chama crioula arde nas fazendas e propriedades rurais do pago chamado Itaqui.

Até terça-feira, 11, a atividades internas constam de provas campeiras, refeições da culinária campeira, fandangos e apresentações artísticas. Dezenas de acampamentos disputam o precioso espaço da propriedade estruturada pelo patrão José Mário com suporte da Administração Municipal e seus colaboradores.

A estalagem campeira recebeu melhorias como de rede elétrica e a instalação de gerador de energia com capacidade de autonomia acima da demanda do evento. E ainda conta com eletricista de plantão no local. "Nossa preocupação é de oferecer as condições ideais aos acampados", ressalta o vice-prefeito Marcio Palma.

Os usuários dispõe de água potável, banheiros feminino e masculino, refeitório com pratos típicos diários e serviço de copa. Os aparelhos celulares captam o sinal da operadora Vivo.

A Secretaria da Saúde disponibilizou uma ambulância equipada e profissionais especializados para atendimento em caso de emergência ou urgência, inclusive durante o percurso e nos três pousos: Tapera do Coqueiro, terça, Maçambará na quarta e Fazenda Santa Eulália, quinta-feira. Na Fazenda 3L, faz a última paragem para almoço na sexta-feira, logo após segue o itinerário com chegada às 17 h na cidade.

A Secretaria da Agricultura designou dois veterinários no Piquete Duas Palmas para fiscalização de exames para garantir a qualidade sanitária dos animais durante a concentração, trajeto e desfiles do dia 20 de setembro.

Entrega de faixas:Prenda do Município Naithane Ramos, Prenda Mirim do Município,Julia Crivelero, Primeira Prenda Dente de Leite Eduarda Pacheco, Segunda Prenda Dente de Leite Louise Ramos, Peão do Município, Joicemar Gomes, Piá do Município Andrey Queiroz e Piazito do Município Pedro Antonio Machado.

A invernada Valdir Bertin do CTG Cristóvão Pereira de Abreu encerrou o cerimonial com apresentações de danças e declamações, esta inclusive do CTG Rincão da Cruz.

<<   |   >>