06/09/2018 | Quinta-feira | 10h49

Assessoria de Comunicação-PMI

Supervisoras recebem orientações sobre Educação Fiscal

Foto: Assessoria de Comunicação-PMI

Na sexta-feira, 31/08/18, reuniram-se nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, as supervisoras das escolas municipais com a representante da secretaria da Fazenda Marla Valle, secretária da Educação Solange Carvalho Carniel, secretária-adjunta Isabel Rodrigues Morales e a coordenadora pedagógica Rubia Corassa, para tratar sobre o Programa de Educação Fiscal que será desenvolvido nas escolas do município.

O assunto é de extrema importância, uma vez que a vida em sociedade implica necessidades que não são apenas de um indivíduo ou de um grupo, mas uma sociedade inteira, tais como saúde, educação, estradas, saneamento, segurança, dentre outras.

Se, por um lado, a Constituição cidadã de 1988 incluiu, em seu bojo, junto aos direitos civis e políticos, os direitos sociais, econômicos e culturais, por outro, há que se pensar em como financiar esses direitos. É nesse contexto que entram os tributos.

Se o atendimento a essas necessidades cabe ao Estado, que representa a sociedade politicamente organizada, cabe ao cidadão fazer a sua parte para que tais serviços sejam prestados. E isso se dá através da contribuição tributária. Também é imprescindível a participação cidadã, controlando a correta aplicação dos recursos públicos. Para tanto, o Estado não deve se limitar a ser cada vez mais transparente em suas ações, esclarecendo sobre a origem e o destino dos recursos públicos, mas também capacitar os cidadãos a fim de exercerem o papel de verdadeiros partícipes, fiscais da correta aplicação de tais recursos. E, com esse intuito, foi criado o Programa de Educação Fiscal em Itaqui.

Durante o encontro foi entregue a premiação da Nota Fiscal Gaúcha, referente ao mês de julho. Os contemplados com o valor de R$300,00 foram: Vainer Valencio Cesario, Rosalima da Silva Rubim, Nilton Duzac Escobar, Jones Moises Bortolaso Schramm, Alessandro Klein Schneider.