Olá, boa tarde! Hoje é domingo, 18 de novembro de 2018

13/09/2018 | Quinta-feira | 09h18

Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho

ACESSUAS TRABALHO – Jovem em ação desenvolve atividades do segundo período de agosto a novembro

Assessoria de Comunicação-PMI

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SMTHAS), através do Programa ACESSUAS Trabalho - Projeto Jovem em Ação promove o segundo período do projeto com multiplas atividades. O objetivo do programa é sensibilizar e despertar nas pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, o acesso a informações sobre o mundo do trabalho.

Durante esse ciclo está sendo trabalhado temáticas referentes à importância do incentivo a permanência na escola, qualificação profissional, orientação e dicas de como construir o curriculum e como se preparar para uma entrevista para o primeiro emprego. Nesta etapa participaram 30 jovens de 14 a 18 anos, que receberam orientações e informações sobre o universo do trabalho, além de abordagem de temas que visam criar perspectivas pessoais e de suas famílias e que são considerados público-alvo desta ação. Ou seja, famílias em situação de vulnerabilidade oriundas do Cadastro Único, que recebem benefícios de transferência, dentre outros.

O projeto que iniciou em agosto e segue em setembro com atividades de acolhimento dos jovens conta com a participação da secretária da SMTHAS Susana Diatel, secretária-djunta Lins Roballo, coordenadora do CRAS Acolher Jucleia Velasque, coordenadora do ACESSUAS Trabalho Rúbia Queiroz, assistente social Tânia Mombach e a entrevistadora do CadÚnico Nilva Trindad,

O desafio do Programa ACESSUAS Trabalho é construir e ampliar a eficiência das ações diante das características atuais do mundo do trabalho, que implicam novas formas de qualificação e formação profissional, numa tentativa de continuar transformando a vida da população em situação de vulnerabilidade social e contribuir para a redução das desigualdades sociais existentes no nosso município.