Olá, boa noite! Hoje é quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
www.itaqui.rs.gov.br

Notícias

02/01/2019 | Quarta-feira | 12h05

Mensagem do Executivo Municipal

2019- Itaqui de todos nós

Por Rodimar Ferreira

Assessoria de Comunicação-PMI

Parcão- Itaqui

Parcão- Itaqui
Foto: Assessoria de Comunicação-PMI

“Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos...

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL.”

 

Este texto publicado por uma escritora holandesa, há quatro anos, e reproduzido nos portais de notícias do Brasil, mantém sua essência atualizada e nos faz refletir sobre a imagem vendida de cada município, por exemplo. Itaqui também está neste contexto onde alguns maximizam as nossas mazelas e nem sempre dão a real importância para nossas potencialidades culturais, econômicas e sociais. E também conforme revelação no texto acima, é preciso uma visão externa, para valorar o que é nosso. O parabéns aos 160 de Itaqui em rede nacional no Bom Dia Brasil da Rede Globo contribuiu para aumentar a autoestima da população e desperta naturalmente a curiosidade no Brasil sobre o município. E razões para sentir orgulho desta terra não faltam.

Em Itaqui concentra as duas maiores cerealistas do Brasil e entre as maiores empresas de alimentos da América do Sul(Camil e Josapar);

Segundo maior município produtor de arroz do Brasil;

Vitivinicultura Campos de Cima, referência e excelência em vinhos e espumantes de Itaqui para os mais exigentes enólogos e apreciadores do mundo;

Cidade campeã estadual de futsal com a SER Itaqui e que continua produzindo celeiros de craques como Jean (Sapinho), eleito o gol mais bonito do mundo no Top 5;

Cidade campeã do estadual amador com o 14 de julho, tendo como referência nacional Cleiton (Itaqui) e sua família de craques Pereira, do Gavião do Grêmio, entre tantos outros;

Terra de mulher bonita que revelou ao Brasil Maria Carolina Pradebom, eleita Embaixatriz do Turismo 2018;

Teatro Prezewodowiski que comemora 135 anos de atividades com Intercâmbio Cultural Internacional, FIT, Casilha e exposição da Sala de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre;

Parcão, construído na gestão anterior do atual prefeito Jarbas Martini, transformou a área, da Viação Férrea, em espaço de lazer e esporte.

Praça do porto, com ampla visão ao rio Uruguai, um dos lugares mais frequentados e que encantam os visitantes;

Flotilha Alto Uruguai- de relevância histórica. Prédio foi instalado em Itaqui pelo imperador Dom Pedro II. Restou a ruina que recebeu neste mês, espetáculo de som e luzes na Semana de Itaqui. Outros prédios históricos como mercado público, casilha e castelos Vila Alba e Vidal, são referência.

Unipampa- Universidade que abriga estudantes de várias partes do Brasil e outras instituições de ensino a distância instaladas no município.

Saúde- Enquanto o quadro se agrava em todo o Brasil, Itaqui, de janeiro até outubro deste ano contabilizou os seguintes números: transportou 7.659 pacientes para outros centro de atendimento especializado com 1.107 viagens. 17.133 agendamentos, sendo 15.274 consultas fora e 1.859 em Itaqui. Foram registrados 52.400 atendimentos médicos.

HOSPITAL SÃO PATRÍCIO- A Prefeitura repassou aproximadamente R$ 3 milhões, somente no ano de 2018 para atendimento a população.

PNAE- Foram realizados 4.146 atendimentos pelo Programa Nacional de Atendimento Escolar na rede de ensino cidade e interior.

Transporte Escolar- A frota começa por volta das cinco horas da manhã e percorre diariamente 3.732 quilômetros com estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

Para atender a demanda, 22 coletivos terceirizados e seis da prefeitura transportam 682 alunos somente da rede municipal e mais do Estado e universitários (Unipampa São Borja).

Em todos os setores, o município de aproximadamente 40 mil habitantes, mantém suas raízes que vislumbra para 2019 mais melhorias e serviços, como a instalação e funcionamento da usina de asfalto e a contratação de empresa para manutenção da iluminação pública. A conclusão das obras do Crechão do bairro da Chácara para mais de 200 crianças. E a entrega das quatro Unidades Básicas de Saúde.

Então, quando alguém perguntar de onde você é, plagiando Elton Saldanha ao som da guitarra do Bonitinho, estufe o peito e diga: “Eu sou lá do Itaqui...”

Boas Festas, saúde e felicidade aos munícipes, servidores e fornecedores em 2019.

São os votos da Administração Municipal de Itaqui

Imagens Relacionadas
  •        
Últimas notícias

Tamanho da letra:

  • Acesso a Informação
  • NFS-e
  • Webmail
  • Portal da Transparência
  • Portal do servidor
  • Prefeitura On-line
  • Diário Oficial Eletrônico
  • Licitações
  • Ouvidoria
  • Contas Públicas
  • Faps
  • Plano Diretor