08/01/2019 | Terça-feira | 08h59

Por Rodimar Ferreira

Assessoria de Comunicação-PMI

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde/NASF, lançou na sexta-feira, 4, o Pré-Natal Psicológico. De acordo com a psicóloga Cleonice Belmonte Mendes o projeto visa atender as mães grávidas na Estratégia Saúde da Família (ESF). E tem como objetivo o acompanhamento e apoio à gestante nas vivências das adaptações biológicas, psicológicas e sociais vividas ao longo da gestação.

O pré-natal é um velho conhecido de todas as grávidas. Mas, e o pré-natal psicológico, você conhece? Embora as consultas regulares do pré-natal sejam indispensáveis para a saúde física da mãe e do bebê, o lado emocional também merece muita atenção. Gerar um filho traz inúmeras mudanças ao corpo, à rotina, a casa e à vida pessoal. Nesse turbilhão de novidades, contar com o apoio de um profissional especializado faz toda a diferença para passar com tranquilidade por essa fase.

Está aberto o agendamento pré-natal psicológico nas Estratégia Saúde da Família (ESF). Já no ESF Rio Uruguai a proposta é de montar Grupo Terapêutico para gestantes com início dia 09/01/2019 às 9h.
“O papel do psicólogo na maternidade é propiciar um espaço de escuta para que a família possa nomear e atribuir significados àquela situação. A importância deste lugar de escuta deve ultrapassar as fronteiras”. (IACONELLI, 2012)