Olá, boa noite! Hoje é sexta-feira, 20 de setembro de 2019

21/05/2019 | Terça-feira | 11h41

Prefeitura participa da inauguração das novas instalações da Unidade Sesc/Senac Itaqui

Prefeito destaca grande investimento da entidade na área de qualificação ao mercado de trabalho e de qualidade de vida profissional

Assessoria de Comunicação-PMI

Foto: Assessoria de Imprensa/PMI

O prefeito Jarbas Martini e o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Luan Viana, participaram da solenidade de inauguração da nova sede do Sesc/Senac Itaqui, na rua Rodrigues Lima, 1119. O ato realizado na terça-feira, 20, foi prestigiado por diversas autoridades locais, regionais e estaduais do Sistema Fecomércio-RS, Sesc/Senac e convidados.

A nova unidade ganhou amplo espaço com mais de 600 metros quadrados. Através do Senac oferta diversos cursos, entre livre, técnicos, graduação e pós-graduação nas modalidades EAD e presencial, em áreas de atuação no Comércio, Gestão, Idiomas (Inglês e Francês) Informática. Os cursos de Técnicos em Finanças e em Segurança do Trabalho terão formação de turmas a partir do segundo semestre deste ano. O prédio conta 343 metros quadrados distribuídos em ambientes educacionais, sendo duas salas multiuso, duas salas de idiomas, laboratório de informática, área polo EAD. Mais espaços da administração e área de convivência. Essa estrutura tem capacidade de atendimento para aproximadamente 106 alunos por turno.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bonh a entidade atende uma necessidade da comunidade itaquiense e o Sistema cumpre com seu papel, como representante do setor terciário de levar educação e qualidade de vida. Além de ressaltar as modernas instalações destacou a principal novidade do Sesc, a Academia de Musculação e o Estúdio de Pilates que dará continuidade das atividades do Grupo Sesc Maturidade Ativa. A nova unidade é vinculada ao Sesc e Senac São Borja, liderados por Mauro Perobelli e Gidião Araújo Monteiro, respectivamente.

O prefeito Jarbas Martini disse que desde 2008 muitas pessoas evoluíram no mercado de trabalho em Itaqui graças a instalação do balcão do Senac. “Antigamente as vagas de trabalho eram ocupadas por indicações ou simpatia, hoje precisamos ser eficientes. Itaqui está sendo privilegiado com uma unidade do Sesc/Senac. Quantas das cidades do Rio Grande do Sul gostariam de ter uma planta igual a esta¨". Por que será que triplicaram o tamanho da área do Senac/Sesc em Itaqui? Porque o Sistema Fecomércio olhou para Itaqui e enxergou alguma coisa que às vezes nós itaquienses não estamos percebendo e valorizando (a exemplo de outros recentes e importantes investimentos na cidade:Oryzasil Sílicas Naturais e Delta Sul). O maior problema que afeta as pessoas é a falta de trabalho". O prefeito ressaltou ainda “O Brasil precisa de mais Senac. Há 25 anos, de cada dez crianças quatro que entravam no primeiro grau, quatro terminavam. Tínhamos uma gigantesca massa de alfabetizados, mas sem conhecimento técnico. Itaqui contava apenas com o Colégio Santa Teresa na formação de professores e o Colégio Itaquiense formando contabilistas. Hoje, os senhores nos presenteiam com essa maravilha de unidade, inclusive com academia de ginástica, com aparelhos de primeiro mundo. Só me resta agradecer de poder contar com o Sistema Fecomércio Sesc/Senac”, concluiu.