12/09/2019 | Quinta-feira | 09h16

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO”

Por que devemos falar em suicídio? Porque 90 % dos casos podem ser evitados.

Por Rodimar Ferreira

Secom PMI

Foto: Divulgação

Quando uma pessoa apresenta o desejo da morte, o que se apresenta realmente é o desejo de cessar a dor, a angústia e acabar com o sofrimento. Sofrimento este que de tão imenso parece insuportável.

O Brasil é o 3° país do mundo com maiores indícios de depressão, e esta é a maior causa de suicídio. Entretanto, o suicídio ainda apresenta comportamento multifatorial, ou seja, pode estar relacionado a fatores genéticos, biológicos, psicológicos, ambientais e culturais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, no Brasil a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio, e 12 mil pessoas ao ano. Ainda, o suicídio é a 4ª maior causa de morte entre jovens de 15 à 29 anos no Brasil.

Os dados são alarmantes, e precisamos ficar atentos a alguns sinais, tais como:
- forte isolamento;
- mudança brusca de comportamento;
- tristeza profunda;
- perda gradativa de prazer;
- falta de esperança;
- queda brusca no rendimento escolar;
- automutilação
- frases como “eu não aguento mais”, “preferia estar morto”.

É importante que ao perceber sinais de que alguém pode estar apresentando sintomas que podem colocar em risco seu bem estar físico e emocional, demonstre apoio e compreensão, sem julgamentos prévios e sem recriminação. Oriente a pedir ajuda e procurar os serviços especializados.

É preciso que haja uma escuta qualificada, pois a escuta é uma ferramenta poderosa.“Quanto mais a pessoa fala de si, mais as lágrimas correm e mais rápido os olhos podem ver os caminhos que se abrem”

Serviços de acolhimento disponíveis no município:
Equipe NASF-AB
CAPS Mentes Brilhantes
CAPS Sentimentos
ESF Rio Uruguai
ESF Vila Nova
ESF José da Luz
ESF Promorar
ESF Ênio Sayago
Ambulatório em Saúde Mental
Ou ligue para o CVV pelo número 188 (atendimento 24hs)