24/03/2020 | Terça-feira | 19h29

4º BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO E AÇÕES REALIZADAS PELO MUNICÍPIO NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Tele Corona caso apresente sintomas do virus

Por Rodimar Ferreira

Secom PMI

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUI
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Terça-feira,24 de março de 2020

• 108 ligações para o Tele Corona na segunda-feira, 23, das 7h às 22h (mais das ligações para informações e relatos de sintomas gripais que necessitam de orientações);
• 11 visitas de acompanhamento para pacientes que apresentaram sintomas gripais mais severos realizando uma triagem especifica para coronavírus, de acordo com o protocolo de manejo clínico do Ministério da Saúde;
• 9 casos estão em acompanhamento domiciliar de 48 horas, e 2 casos descartados no dia de ontem, devida a boa evolução do quadro clínico;
• As enfermeiras Carmine Sporh e Juliana Jung, realizaram uma palestra na tarde de hoje no pátio da empresa Camil Alimentos, com os funcionários orientando-os sobre o uso correto dos EPIs e tirando dúvidas sobre o coronavírus.

• CINCO CASOS SUSPEITOS PARA CORONAVÍRUS :

1º CASO SUSPEITO - O exame continua em análise. Possivelmente este caso dará negativo, pelas orientações que tivemos da 10º Coordenadoria de Saúde de Alegrete. Paciente continua em isolamento domiciliar desde o dia 17/03, apresentando uma ótima evolução do quadro clínico;
2º CASO SUSPEITO – Continua em isolamento domiciliar desde 20/03. Paciente está sendo monitorado, e apresenta uma melhora no quadro clínico. Caso descartado para Covid-19;
3º CASO SUSPEITO - Paciente menos de 2 anos, continua internada no Hospital São Patrício, está sendo monitorada e em isolamento. O exame continua em análise.
4º CASO SUSPEITO - Gestante com 34 semanas, 22 anos, internou dia 22/03 no Hospital São Patrício, apresentando um quadro clínico de pielonefrite, com temperatura 39,4ºC, saturando 89%. Está sendo monitorada e em isolamento.
Foi coletado exames para Covid-19 na manhã de hoje, e encaminhado para o laboratório LACEN.
5º CASO SUSPEITO - Mulher, 39 anos, procurou a unidade de saúde, com sintomas gripais forte desde a semana passada. Foi medicada e encaminhada para o isolamento social, coletado exame para Covid-19 na manhã de hoje, e encaminhado para o laboratório LACEN.

• VIGILÂNCIA SANITÁRIA - Lembrando que devido ao grande número de ligações que estão recebendo, a vigilância sanitária solicita que as pessoas enviem suas reclamações e denúncias para o E-mail: visa@itaqui.rs.gov.br, para organizar as equipes de vistorias.

• 1º RC MEC de Itaqui continua com os veículos de patrulhamento nas ruas da cidade, orientando o cidadão itaquiense a ficar em isolamento social;

• Contato com a população-Quando mandar E-mail para a Vigilância favor escrever o nome da empresa infratora, endereço bem explicado e o tipo de infração que está ocorrendo no local.

DULCILENE LOPES RAMOS
Enfermeira Responsável pela Vigilância Epidemiológica de Itaqui