08/07/2011 | Sexta-feira | 11h18

Evento teve como sede a Câmara de Vereadores

Judette Ferrari fala sobre o tema 'Acesso e Qualidade no Atendimento do SUS'

Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores, a 3ª Conferência Municipal de Saúde – Todos usam o SUS.

Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos o prefeito Gil Marques Filho, a secretária de Saúde, Eliane Goulart, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elio Araújo, o presidente da Câmara de Vereadores, Lauro Hendges, a apoiadora institucional da Política Nacional de Humanização, Judette Ferrari, a coordenadora do evento, Lautia Boaz, o secretário de Saúde de Maçambará, Jailton de Almeida, e o representante da Fundação São João de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência Social de Porto Alegre, Jaime Vivian.

Após as manifestações de saudação, a coordenadora Lautia Boaz fez a leitura do regimento interno e o colocou em votação, resultando em sua aprovação unânime. Na sequência, a palestrante Judette Ferrari falou sobre o tema 'Acesso e Qualidade no Atendimento do SUS'. Ainda pela manhã, estavam previstas mais duas palestras, a primeira com Jaime Vivian ('Parceria entre o 3º Setor e o SUS'), e a segunda com a secretária Eliane ('Acesso e Qualidade, o funcionamento da Rede do SUS em Itaqui'). Também seria aberto um espaço para questionamentos do público presente, formado em sua maioria por trabalhadores na área da saúde.

À tarde, a programação previa apresentação dos novos modelos de atenção e cuidado em Itaqui; leitura das propostas da 2º Conferência Municipal de Saúde; resumo das propostas sugeridas nas pré-conferências; formação dos grupos de trabalho; apresentação das propostas desta 3º Conferência e, por fim, eleição dos delegados municipais para a Conferência Estadual.