31/10/2013 | Quinta-feira | 10h27

Outubro Rosa é encerrado com palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Programação também contou com a participação da Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Cavalarianas chegam à Praça Eng. Bélgio Tabajara, no Cais do Porto

Foto: Juliano Barbosa

Em Itaqui, as atividades alusivas à celebração do Outubro Rosa foram encerradas nesta quarta-feira, 30, com mais três palestras ministradas pelas representantes do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA-RS), Cleonice Penha e Zulmira Romeno. Pela manhã, elas estiveram na Unipampa. À tarde, foi a vez da Igreja Assembleia de Deus e, à noite, da Paróquia São Patrício receberem as palestrantes.

As palestras, que tinham como tema a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, tiveram início na segunda-feira, 28. Neste dia, Cleonice e Zulmira foram à Camil e à 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular. Já na terça, 29, as representantes do IMAMA-RS estiveram no Theatro Prezewodowski, na Escola Municipal Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa e no Instituto Osvaldo Cruz.

Vale lembrar que a programação, que teve apoio da empresa de cosméticos Avon, foi aberta na última sexta-feira, 25, com a caminhada 'Um Grito pela Vida', que percorreu a Rua Independência, da Rede Vivo até a Praça Marechal Deodoro da Fonseca, quando foi recebida, em frente à prefeitura, pelo prefeito Gil Marques Filho.

Já no domingo, 27, pela manhã, aconteceu a Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui, intitulada '1ª Cavalgada da Mulher Gaúcha de Prevenção ao Câncer de Mama'. As cavalarianas partiram do Parque do Sindicato Rural tendo como destino a Praça Eng. Bélgio Tabajara, no Cais do Porto. Às margens do rio Uruguai, foram recebidas pelo prefeito Gil e pela primeira-dama Adília Marques.

A programação do Outubro Rosa foi realizada através de uma parceria entre a Assessoria Municipal de Políticas de Gênero e a Secretaria Municipal da Saúde.

O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização pela detecção precoce do câncer de mama, que se dá através de ações de conscientização durante esse período.

<<   |   >>