29/10/2015 | Quinta-feira | 12h34

Comcari e escolas de samba se reúnem para tratar do Carnaval 2016

Encontro ocorreu no final da manhã desta quinta-feira, 29, no gabinete do prefeito

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito anunciou R$ 26 mil para cada escola de samba. Entidades querem R$ 40 mil

Foto: Juliano Barbosa

Reunião realizada no final da manhã desta quinta-feira, 29, no gabinete do prefeito, teve como pauta o Carnaval 2016, tendo como destaque o repasse de recursos às escolas de samba, o que inclusive motivou, em determinado momento, a retirada dos representantes da Acadêmicos da Mocidade do encontro.

Insatisfeitas com os R$ 26 mil anunciados pela prefeitura para cada escola – o mesmo valor repassado esse ano, sem contar os R$ 5 mil da Câmara de Vereadores –, as entidades solicitaram R$ 40 mil, o que seria, no entendimento delas, o valor mínimo necessário para trabalhar – também estavam presentes representantes da Ênio Sayago e da Império do Arco-Íris.

Diante da contraproposta, o prefeito Gil Marques Filho solicitou prazo para resposta até o dia 10 de novembro, data em que se reunirá com a Comissão Pró-Carnaval de Rua de Itaqui (Comcari) e com a Secretaria da Fazenda. Foi neste momento que as representantes da Acadêmicos, pedindo uma solução imediata, se retiraram da reunião.

– Faltam recursos, tanto para vocês (escolas de samba), bem como para a prefeitura. Temos que achar um denominador comum. Para isso, precisamos de calma e bom senso. Não adianta agirmos com impulso. Isso só tumultua o processo – disse o chefe do Executivo para os que ficaram.

Após o prazo estabelecido pelo prefeito, haverá uma decisão em relação ao valor a ser repassado para as entidades. Certeza mesmo, somente sobre a diminuição da estrutura da Passarela do Samba Jorge Vômero: ano que vem, a mesma será composta de frisas e arquibancadas, sem camarotes.

Além das três escolas de samba e do prefeito Gil, participaram da reunião o presidente da Comcari, Márcio Barros, o secretário de Esporte, Cultura e Lazer e vice-presidente da Comcari, José Airton Garcia, a assessora de Planejamento, Ana Cristina Osório, e a assessora Especial de Gabinete, Elise Piffero.