12/11/2015 | Quinta-feira | 15h55

Repasse de R$ 26 mil para cada escola de samba está mantido

Carnavalescos agora esperam por uma manifestação da Câmara de Vereadores

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito, assessores, Comcari e entidades carnavalescas reunidos na manhã desta quinta-feira, 12

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho e o presidente da Comissão Pró-Carnaval de Rua de Itaqui (Comcari), Márcio Barros, voltaram a se reunir, no final da manhã desta quinta-feira, 12, na prefeitura, com os representantes da Acadêmicos da Mocidade, Ênio Sayago e Império do Arco-Íris, as três escolas que desfilerão na Passarela do Samba Jorge Vômero em 2016.

Durante o encontro, o prefeito reiterou o que já havia dito na reunião do dia 29 de outubro, que repassará para cada entidade o mesmo valor desse ano, ou seja, R$ 26 mil.

– Diante da crise econômica nacional que afeta a todos os municípios brasileiros e, por consequência, da necessidade de contenção de despesas, esse é o valor que podemos repassar para vocês – disse Gil aos carnavalescos.

Segundo as escolas, com mais R$ 30 mil que estão sendo pleiteados junto à Câmara de Vereadores – R$ 10 mil por entidade –, chegariasse ao montante de R$ 36 mil, valor próximo ao que os carnavalescos entendem ser o mínimo necessário para a realização de um bom desfile, que é de R$ 40 mil.

Mas esses R$ 30 mil não estão garantidos, pois, ainda de acordo com as escolas de samba, o repasse vai depender da eleição para a nova Mesa Diretora da Casa Legislativa, marcada para meados de dezembro, e de quem assumir a presidência.

Em relação aos R$ 26 mil da prefeitura, a assessora de Planejamento, Ana Cristina Ozorio, que também participou da reunião, confirmou as datas de 2 e 28 de dezembro, e 19 de janeiro para o repasse, sendo R$ 6 mil no dia 2, R$ 10 mil no dia 28 e R$ 10 mil em 19 de janeiro.

Sobre as noites de desfile, ficou definido que as três entidades carnavalescas desfilarão no sábado, 6 de fevereiro, domingo, 7, e segunda, 8, com duas escolas na primeira noite, uma na segunda – tendo a companhia da escola argentina Comparsa Pilmayken, da cidade vizinha de Alvear –, e as três na noite de encerramento. A apuração das notas e a divulgação do resultado ocorrerão na terça-feira, 9.

Já o Baile Municipal, quando acontece a escolha da corte do carnaval, está previsto para 16 de janeiro. O local e o horário, contudo, ainda não foram definidos.

Ainda sobre a contenção de despesas, foram cancelados o Festival de Músicas para o Carnaval, bem como a Casilha da Canção Farrapa. Vale lembrar que a redução no tamanho da estrutura da Passarela do Samba Jorge Vômero já havia sido comunicada pela Comcari: em 2016, a mesma será composta de frisas e arquibancadas, sem camarotes.

Além dos representantes das três escolas de samba, do prefeito Gil, da assessora Ana Cristina e do presidente da Comcari, Márcio Barros, participaram da reunião o vice-presidente da Comcari e secretário de Esporte, Cultura e Lazer, José Airton Garcia, e a assessora Especial de Gabinete, Elise Piffero.