Notícias

15/12/2016 | Quinta-feira | 12h59

Coordenador presta contas do GEOItaqui

Prefeito eleito, Jarbas Martini garante continuidade ao projeto

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Coordenador do GEOItaqui, professor doutor Sidnei Luís Bohn Gass (em pé) apresenta os resultados do projeto

Coordenador do GEOItaqui, professor doutor Sidnei Luís Bohn Gass (em pé) apresenta os resultados do projeto
Foto: Juliano Barbosa

Na noite desta quarta-feira, 14, durante reunião no gabinete do prefeito, foi realizada uma espécie de prestação de contas do Projeto Suporte ao Recadastramento Urbano e Processamento de Informações Georreferenciadas no Município de Itaqui (GEOItaqui), executado, desde 2013, por meio de acordo de cooperação firmado entre a prefeitura e o campus local da Unipampa, e que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento e o mútuo assessoramento na realização de pesquisa, ensino e extensão nas áreas científica, cultural e tecnológica.

– Confesso que no início eu me perguntava se a Unipampa seria capaz de realizar esse trabalho, e hoje o resultado está aí para todo mundo ver – disse o prefeito Gil Marques Filho.

Ao longo desses quase quatro anos – o acordo de cooperação finda em abril de 2017 –, o trabalho consistiu no georreferenciamento das quadras localizadas no perímetro urbano e no recadastramento e elaboração de um banco de dados georreferenciados (denominado de Cadastro Multifinalitário) que reúne dados topográficos e geodésicos do município. Um dos benefícios da atualização cadastral é que ela facilitará a tramitação de inventário ou venda de imóvel.

– Em 16 anos de atuação profissional e acadêmica, entre universidade e prefeituras, eu nunca havia tido uma relação de confiança tão grande quanto a que tive em Itaqui – elogiou o professor doutor da Unipampa, Sidnei Luís Bohn Gass, um dos coordenadores do projeto.

Também participaram da reunião, que durou cerca de duas horas e meia, as servidoras municipais Sandra Krahn e Márcia Scarrone (responsáveis pela execução do projeto junto à prefeitura), o secretário da Fazenda Clóvis Gottliebs, membros da Unidade de Controle Interno e do Núcleo de Tecnologia da Informação da prefeitura, além do prefeito e vice-prefeito eleitos, Jarbas Martini e Márcio Palma, respectivamente, e dos futuros secretários e assessores do próximo governo.

– Não tenho dúvida em afirmar que essa é a tua maior obra, Gil. Da minha parte, o acordo de cooperação 'já está renovado' – garantiu o prefeito eleito.

Sandra aproveitou para agradecer a Jarbas por manifestar a intenção de dar continuidade ao GEOItaqui. 

Imagens Relacionadas
  •        
  •