13/08/2020 | Quinta-feira | 21h56

Prefeitura assina ordem de serviço de revitalização do Complexo das Cafifas

Obra começou nesta quinta-feira, 13 de agosto

Por Rodimar Ferreira

Assessoria de Comunicação da PMI

Foto: Divulgação Ascom RS

Nesta  quinta-feira, 13 de agosto de 2020, a Prefeitura de Itaqui assinou a ordem de serviço para início da obra de modernização do Complexo das Cafifas. A execução do projeto começa ser feito pela empresa Luft & Vargas, de Itaqui, que venceu na modalidade Tomada de Preço no processo licitatório que terá cinco etapas: Construção e ampliação do prédio para vestiários e sanitários, alambrado no entorno da área, rede com torres de iluminação, caminhódromo e gramado do campo de futebol.

O recurso foi depositado na quarta-feira, 12 de agosto, pelo governo federal no valor integral de R$ 556.190,48 (descontado valor de comissão da Caixa),através do Ministério do Esporte. O repasse é oriundo de emenda parlamentar de 2018, do então deputado federal, o  médico Darcísio Perondi que atendeu solicitação feita pelo prefeito Jarbas Martini durante encontro no seu gabinete em uma das idas a Brasília em 2017. Depois de mais duas ou três reuniões, o parlamentar concordou e após longa tramitação o projeto está começando hoje. A contrapartida do município é de R$ 75.888,00. A demolição dos atuais vestiários é  de responsabilidade da prefeitura, que  também fará uma quadra de voleibol e outra de futebol de areia e a revitalização da pracinha e que não contemplam no projeto.

O prefeito destacou “muita gente tentou, muita gente trabalhou e hoje começa ser realidade. Graças ao ex-deputado federal Darcísio Perondi, do PMDB, conseguimos uma emenda de R$ 600 mil. E através do senador Luis Carlos Heinze, o governo Bolsonaro autorizou o pagamento integral e foi depositado na conta para realizarmos o tão sonhado e esperado projeto das Cafifas. Destacou o trabalho de equipe das engenheiras, civil e fiscal da obra, Camila Vepo, da arquiteta Fernanda Dellamora e do escriturário Clair Rodrigues Villa, fiscal do contrato, do vice-prefeito Marcio Palma e do secretário de Esporte, Cultura e Lazer Claudio Flain.

O secretário Claudio Flain disse que está começando a realização de um sonho que a comunidade desportista tanto aguardou. A demora ocorreu em função da parte burocrática. Lembrou que a semana foi promissora ao esporte três campos para os desportistas. “Começou na segunda-feira, com a parceria com o Flamenguinho no campo junto ao 14 de julho, no Complexo São Pedro da Promorar começou a colocação de leivas da grama esmeralda e nas Cafifas, a ordem de serviço dá início aos trabalhos de revitalização”.