18/06/2021 | Sexta-feira | 02h17

Prefeito e Educação marcam presença em lançamento de projeto escola cívico-militar em SB

Assessoria de Comunicação

Prefeito e gestoras da educação juntos ao deputado Zucco (PSL), autor da lei que implanta o modelo cívico-militar no RS

Foto: Juliano Romero Cabral

O prefeito de Itaqui, Leonardo Betin, a secretária de Educação, Alessandra Saucedo, e a secretária-adjunta, Tatiane Goulart, participaram de um encontro, na tarde desta quinta-feira (17/06), que tratou sobre a implantação de escola cívico-militar na cidade de São Borja.

O autor da lei que implanta o modelo cívico-militar no Rio Grande do Sul, deputado estadual Ten. Cel. Luciano Zucco (PSL), esteve no município vizinho apresentando e detalhando o funcionamento deste tipo de escola. Conforme proposta do parlamentar, o modelo dá ênfase aos valores cívicos e cidadãos. Com o objetivo de resgatar princípios, tais como, a disciplina, ordem e valorização dos símbolos da pátria.

Em conversa direta com o membro da Assembleia Legislativa, Leonardo e a secretária Alessandra demonstraram interesse em transformar alguma escola da rede municipal em cívico-militar. Zucco ficou contente e disse estar disposto a contribuir para implantação do projeto em Itaqui.

Na terra dos presidentes já foi definida a unidade que utilizará monitoramento militar. Trata-se da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, no bairro Itacherê. Militares aposentados da Brigada Militar atuarão como monitores, a grade curricular e as aulas seguem a cargo dos professores da rede pública.
A convite, o chefe do Executivo itaquiense sentou junto às autoridades são-borjenses no encontro realizado na Sociedade Espírita Ferreira de Moraes.

Na mesa estavam, de São Borja, o prefeito Eduardo Bonotto; presidente da Câmara de Vereadores, José Luiz Machado; secretário de educação, João Carlos Reolon; o empresário e incentivador, Celso Rigo; o Major da Brigada Militar, Helio Soares dos Santos; além do prefeito de Itaqui e o deputado Zucco. Na plateia, representantes dos municípios da Fronteira Oeste atrelados, principalmente, a área da educação. Cabe destacar, que em SB, Rigo será um parceiro da escola contribuindo com uniformes, tênis e materiais para os alunos. A vereadora de Itaqui, Susana Diatel Almeida (PP), também esteve presente no encontro.

Prefeito e as gestoras da educação foram até a escola que será contemplada com o sistema cívico-militar e conheceram a estrutura. Na oportunidade, também foi apresentado pelo deputado o Programa Zona Segura, que trata da colocação de câmeras de monitoramento em diversos locais do município, a diferença do equipamento é a possibilidade de emitir alertas sonoros e visuais.