Notícias

29/07/2021 | Quinta-feira | 22h49

Itaqui elabora implantação de hortas comunitárias

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação

Equipe esteve reunida com gestores da Agricultura e Meio Ambiente para implantar primeira horta comunitária na Granja Municipal

Equipe esteve reunida com gestores da Agricultura e Meio Ambiente para implantar primeira horta comunitária na Granja Municipal
Foto: Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SMTHAS), está elaborando o Programa de Segurança Alimentar Itaqui Sem Fome. O objetivo é implantar hortas comunitárias em diversos bairros da cidade.

Na manhã desta quinta-feira (29/07), o assessor técnico da SMTHAS, Fernando Coelho, o coordenador de Habitação, Juarez Falcão, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itaqui (SAMAI), Lucian del Fabbro, o secretário adjunto, Gian Berro, os técnicos da EMATER, Gisele Alves e Hugo Mendes, e a vereadora Queli Ferreira (PL) estiveram reunidos na Granja Municipal para dar o pontapé inicial do projeto. Um espaço foi cedido no local pela SAMAI para ser construída a primeira horta que atenderá a comunidade do bairro Promorar.

“A horta comunitária baseia-se sobretudo na participação voluntária da comunidade de moradores do entorno onde será implantada a horta. Assim, entende-se que necessariamente será obrigatória a realização de reuniões de conscientização da comunidade para que se apropriem do projeto, dos benefícios da horta comunitária e da necessidade da sua participação como voluntários para a instalação e manutenção desse espaço”, relatou Fernando.

Os voluntários (moradores da comunidade), após cadastrados, participarão de oficinas sobre o manejo correto do solo para o plantio na horta. O apoio técnico será realizado pela Emater/RS-Ascar. A agronôma Lidiane Medeiros Lima se prontificou a trabalhar voluntariamente no programa.