01/09/2021 | Quarta-feira | 23h58

Começa a Semana da Pátria 2021

A corredora Maricéli Bueno do grupo Ivan Runners acendeu a Pira da Pátria

Foto: Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Solenidade de Abertura da Semana da Pátria 2021 na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, na manhã desta quarta-feira (01/09). Na ocasião, a Pira da Pátria foi acesa por uma representante do grupo de corrida Ivan Runners – uma centelha do Fogo Simbólico foi recepcionada em Itaqui no dia 18 de agosto, conduzida pela Liga da Defesa Nacional e ficou aos cuidados do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado - Sá Britto (1º RC Mec) até a data de hoje.

Escoltados por soldados do Exército e agentes de trânsito, o grupo de corrida Ivan Runners, liderado por Carlos Ivan Marques, carregou a centelha do Regimento Sá Britto até a praça central. O grupo com o Fogo da Pátria foi recepcionado pelas autoridades locais e representantes das instituições de ensino do município.

No ato, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Itaqui. O Hino Nacional Brasileiro foi entoado por Cleir Fagundes. Os pronunciamentos ficaram a cargo do sub comandante do 1º RC Mec, João Roberto Gonçalves Ramos, do presidente do Poder Legislativo, Lauro Hendges, da secretária da Educação, Alessandra Saucedo, e do prefeito Leonardo Betin.
A pira foi acesa pela representante do grupo de corrida, Maricéli Bueno. O artista local, Gilliard Borges, fez uma apresentação junto aos membros da Secretaria de Educação cantando a música “A Cor da Esperança”, inclusive com interpretação em libras. Neste ano, a Semana da Pátria tem os seguintes temas: O Hino Nacional Brasileiro (Nacional); A Força Expedicionária Brasileira e a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial (Estadual); e os 175 anos do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Sá Britto (Municipal).

A banda marcial Claiton Gonçalves da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ulisséa Lima Barbosa realizou uma apresentação finalizando a solenidade.

Devido a pandemia da Covid-19, este ano não ocorrerão os tradicionais desfiles dos educandários. Confira a programação da Semana da Pátria 2021:

1º/09 (Quarta-feira):
- Abertura Semana da Pátria
- Missa, às 19h na Paróquia São Patrício

Nos dias 2, 3 e 6 de setembro
- Ato Cívico nas Escolas

7/09 (Terça-feira/Feriado):
- Cerimônia Semana da Pátria, às 9h, no 1º RC MEC: Com apenas dois representantes por Escola e mais dois alunos para homenagear o 1º RC MEC.
- Apresentação da Banda da Escola Municipal Ulisséa Lima Barbosa.

Secretarias cuidam da Pira
Neste ano, a guarda da Pira da Pátria vai ser realizada por representantes das Secretarias Municipais.

Confira o dia que cada Secretaria irá fazer a guarda
(01/09) – Educação (Manhã), Obras e Serviços Urbanos (Tarde)
(02/09) – Agricultura e Meio Ambiente (Manhã), Gabinete do Prefeito (Tarde)
(03/09) – Saúde (Manhã), Educação (Tarde)
(04/09) – Fazenda (Manhã), Educação (Tarde)
(05/09) – Assistência Social (Manhã), Educação (Tarde)
(06/09) – Esporte, Cultura e Lazer (Manhã), Administração (Tarde).

Várias atividades serão realizadas em conjunto, como, por exemplo, no turno da Secretaria da Saúde será disponibilizada a verificação de pressão arterial e glicose, no turno da Agricultura e Meio Ambiente haverá o recolhimento de óleo de cozinha usado.