Notícias

29/09/2021 | Quarta-feira | 20h40

Defesa Civil alerta para chuvas e temporais isolados no RS

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação


Foto: Divulgação / ANA

A Defesa Civil de Itaqui retransmite as informações recebidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA) e a Agência Nacional de Águas (ANA) sobre a possibilidade de chuvas e temporais nos próximos dias.

Confira a previsão:

Quinta-feira (30): devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, o tempo fica instável no Rio Grande do Sul. A baixa pressão associada ao fluxo de umidade avança sobre o oeste gaúcho no decorrer da manhã, causando temporais isolados com fortes rajadas de vento, chuva forte, eventual queda de granizo e descargas elétricas. O sistema se desloca para faixa centro-norte entre o fim da manhã e início da tarde, avançando para o nordeste no fim do dia. Ao longo do dia, as rajadas de vento variam de moderada a forte intensidade no litoral gaúcho.

Sexta-feira (01): a área de baixa pressão ainda atua sobre o norte do Rio Grande do Sul. O destaque se mantém para os temporais isolados com rajadas de vento, descargas elétricas, eventual queda de granizo e chuva de moderada a forte intensidade. Nas demais áreas do estado, o tempo firme volta a predominar, com sol entre muitas nuvens

Sábado (02): Uma frente fria se forma na costa gaúcha no começo do dia e avança sobre o Rio Grande do Sul, trazendo os temporais isolados ao longo da manhã na faixa norte. O restante do estado será de tempo instável com pancadas de chuva, mas sem ocorrência de tempestades.

Tendência: No domingo a chuva persiste na região norte e divisa com Santa Catarina com risco de chuva significativa. No restante das regiões, o tempo fica firme e as temperaturas entram em declínio.