Olá, boa noite! Hoje é domingo, 19 de setembro de 2021

Por Juliano Romero Cabral

Igor Santa Catarina representou o pai Gaetano e acendeu o Candeeiro Crioulo

Foto: Juliano Romero Cabral

A Semana Farroupilha 2021 foi aberta oficialmente às 16h15 desta terça-feira (14/09), no Monumento do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho –, localizado no Parque Comendador Firmino (Parcão). A solenidade foi organizada pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa).

Após percorrer a cavalo 82 km, da Agropecuária Tapera do Coqueiro (Itaó) até o Parcão, a Chama Crioula, em sua 42ª edição, foi conduzida ao candeeiro crioulo pelo hospedeiro, Gaetano Santa Catarina. Seguindo os protocolos sanitários vigentes, apenas cerca 20 cavalarianos acompanharam a condução.

Chegando ao Parcão, os cavalarianos foram recepcionados pelas autoridades locais. Neste momento foi iniciada a solenidade com o hasteamento das bandeiras do Brasil (pelo tenente-coronel Cesar Augusto Schittler, comandante do 1º RC Mec), do Rio Grande do Sul (pelo capitão Ade Guedes, comandante da Brigada Militar), do Município (pelo prefeito Leonardo Betin) e do MTG (pelo Igor Aniel Santa Catarina, neto de Gaetano). O filho de Gaetano, Igor Santa Catarina, foi o responsável por acender o candeeiro crioulo.

O prefeito Leonardo Betin usou a palavra para saudar a todos, parabenizar os cavalarianos da Tapera do Coqueiro e do CTG Rincão da Cruz pela condução da Chama e, por fim, declarou aberta a programação da Semana Farroupilha 2021.
Neste ano, reverenciando a mulher gaúcha, a Semana Farroupilha traz como temas os “Caminhos de Anita” (Estadual) e “20 anos da Cavalgada da Mulher Gaúcha” (Municipal).

Representantes de entidades tradicionalistas buscaram, uma a uma, a centelha da chama das mãos do hospedeiro. Assim foi finalizada a solenidade de abertura.

• Covid