21/10/2021 | Quinta-feira | 21h14

Ida de comitiva de prefeitos da região a Brasília, com apoio de Heinze e deputados, garante nova ponte do Ibicuí

Por Juliano Romero Cabral

Prefeito Leonardo, ministro de Infraestrutura, Tarcísio , prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, e o senador, Heinze

Foto: Divulgação / Amfro

O prefeito Leonardo Betin cumpre agenda em Brasília acompanhado dos demais gestores dos municípios da Fronteira Oeste desde terça-feira (19/10). A agenda conjunta dos membros da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) já rendeu resultados, como o aval do Ministério da Infraestrutura (MINFRA) para a construção da nova ponte sobre o rio Ibicuí.

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, recebeu a comitiva na quarta-feira e na presença do senador Luis Carlos Heinze e dos deputados federais Carlos Gomes e Ubiratan Sanderson, anunciou que o contrato será assinado ainda em 2021 e as obras iniciarão no ano que vem. Na oportunidade também foi tratado sobre o retorno do transporte ferroviário na região.

“Temos que agradecer além do governo federal, nosso senador Heinze que muito tem trabalhado por essa conquista, assim como a bancada gaúcha, presidida pelo Dep. Cherine, e que também passou a contar com o apoio dos deputados Sanderson, Carlos Gomes, Afonso Mota, e os demais que também tem olhado com carinho para essa obra estratégica”, escreveu Leonardo em suas redes sociais.

Na terça-feira, após agendas no Congresso Nacional e um encontro com o coordenador da Bancada Gaúcha, Giovani Cherini, os líderes dos municípios da região foram recebidos no Ministério da Agricultura. Foi discutido com o ministro interino da pasta, Marcos Montes, sobre a liberação de recursos para a compra de máquinas. Neste sentido, Itaqui aguarda receber uma motoniveladora.

O prefeito Leonardo participou de uma reunião com o diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Garigham Amarante, e pediu a ampliação e o remanejo de recurso para a educação e abordou sobre o entrave da obra do crechão do bairro da Chácara. Amarante informou que irá fazer um esforço para que o município possa dar continuidade na obra. O chefe do Executivo municipal também solicitou ônibus escolares para os alunos que residem no interior do município.

Na quarta-feira o chefe da assessoria parlamentar do Ministério da Saúde, Paulo Thiago Almeida Miranda, recebeu a comitiva. Na ocasião, Leonardo Betin solicitou a retomada das obras de Unidades Básicas de Saúde de Itaqui e a reposição de médicos do Programa Mais Médicos. Em outra agenda, agora com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, foi tratado sobre a implantação de escolas cívico-militares e foi pedido o apoio para tornar o Hospital da Santa Casa de Uruguaiana em hospital-ensino e mais recursos para as instituições hospitalares da região, como o Hospital São Patrício de Itaqui (HSPI).

Além de Leonardo, formam a comitiva, o presidente da Amfro e prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello; vice-presidente e prefeita de Santana do Livramento, delegada Ana Tarouco; prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves; prefeito de Alegrete, Marcio Amaral; prefeito da Barra do Quaraí, Maher Jaber, prefeito de Manoel Viana, Gustavo Medeiros e o prefeito de Quaraí, Jeferson Pires.