03/11/2021 | Quarta-feira | 00h07

Celebração de Finados é marcada por homenagem às vítimas da Covid-19

Celebração ocorreu no Cemitério Municipal

Foto: Juliano Romero Cabral

A data que é sempre marcada pelo pesar e a saudade dos entes que se foram, neste ano teve uma celebração diferente. O Dia de Finados em Itaqui foi marcado pela homenagem às vítimas da Covid-19, com 72 cruzes colocadas ao longo do corredor de entrada até a cruz principal do Cemitério Municipal. Uma para cada itaquiense que teve a vida interrompida pela doença.

A Prefeitura de Itaqui, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, homenageou as vítimas entregando flores e cruzes com mensagens no ato inicial da celebração que começou às 8h desta terça-feira (02/11). Cleir Fagundes louvou a Deus com o cântico de hinos.

Na sequência foi dado o espaço para que diversas religiões prosseguissem a celebração ao seu modo e agregando fiéis. A primeira a ocupar o espaço da programação foi a Igreja Católica, com o padre Guilherme Schmidt, com muitos fiéis na área central do Cemitério em uma missa a céu aberto. Depois a União Municipal Espírita usou a palavra e o canto com uma mensagem de fé e esperança. A Cacique de Umbanda, Luciane da Cabocla Jurema Flexeira, fez um ato simples, mas destacando que a religião é luz e a importância de todas e todos estarem unidos. A Igreja Messiânica, através da ministra Vera Cunha, realizou uma interação com flores brancas e contou com a participação das autoridades presentes.

A Igreja Quadrangular apresentou seu emocionante e tocante Coral Maranatah, guiados pelo pastor Emerson Ramos no teclado. Encerrando a manhã, o pai Paulinho Daoxum, da Umbanda, fez uma singela, e não menos emocionante, mensagem de otimismo e disse “unidos somos fortes, unidos venceremos todos os obstáculos”. À tarde, foi a vez da Igreja Assembleia de Deus, com o pastor Rodrigo Rosa, e o testemunho do presbítero, Gerson cabral, que mesmo após apresentar quadro grave da Covid-19 venceu a doença.

No encerramento, o prefeito Leonardo Betin parabenizou a todos os envolvidos na celebração, de diversas secretarias municipais, membros das igrejas e público que acompanhou a atividade ecumênica.

“A importância desta mensagem de carinho e conforto às nossas 72 famílias que enlutadas e com todo o processo no início da pandemia, quando a grande maioria, não puderam velar seus familiares, muitos em UTIs fora do município e vinham para cá e não tinham aquele momento de despedida’, lembrou o chefe do Executivo. A primeira-dama Renata Gavarone e o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa também fizeram o uso da palavra no ato final da celebração.