Olá, bom dia! Hoje é domingo, 05 de dezembro de 2021

Itaqui abre inscrições para o Prêmio Trajetórias Culturais

Por Juliano Romero Cabral

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer publicou nesta terça-feira (23/11) o edital do Prêmio Trajetórias Culturais Manoelito de Ornellas. As inscrições estão abertas até o dia 2 de dezembro.

O prêmio visa agentes culturais, artistas e técnicos que tenham contribuído para fortalecer e promover a cultura nas suas mais variadas manifestações e para o desenvolvimento humano, difundindo a diversidade cultural de Itaqui.

O valor disponível para a premiação do edital é de R$ 93,9 mil. Estão previstos 30 prêmios, sendo 15 de R$ 3.260 para pessoa física e 15 de R$ 3 mil para pessoa jurídica.

O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis em https://www.itaqui.rs.gov.br/?action=licitacoes_detalhe...

Serão contempladas as áreas de Culturas Populares, Artesanato, Música, Memória e Patrimônio, Dança, Teatro, Artes Visuais, Leitura e literatura, e Diversidade Linguística.

O nome do prêmio

O Prêmio Trajetórias Culturais leva o nome do itaquiense Manoelito de Ornellas. Ele foi um destacado jornalista, escritor, poeta e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1938 foi nomeado diretor da Biblioteca Pública do Estado e eleito presidente da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI). Autor de obras conhecidas como “Gaúchos e Beduínos”, “Terra Xucra” e “Tiarajú”. Morreu em 1969, aos 66 anos, na capital Porto Alegre.

• Covid
  • Atendimento Protocolo Web