02/12/2021 | Quinta-feira | 01h58

Prefeito acompanha visita do Secretário de Estado de Sistema Penal ao Presídio de Itaqui

Autoridades locais prestigiaram a presença do secretário Mauro no Presídio de Itaqui

Foto: Juliano Romero Cabral

O prefeito Leonardo Betin acompanhou, na tarde desta quarta-feira (01/12), a visita do secretário Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, ao Presídio Estadual de Itaqui.

Mauro, primeiramente, ouviu da direção da casa prisional e do delegado da 6ª região penitenciária, Eduardo Berbigier, as demandas locais e sobre o trabalho desenvolvido no presídio local. A diretora adjunta da penitenciária, Gabriele Pereira, destacou o trabalho de ressocialização e capacitação desenvolvido entre a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SMTHAS) e Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) para a instalação de um ateliê e a disponibilidade de oficinas de corte e costura aos apenados. O diretor, Pedro Miguel Braga Brito, acrescentou que já foram produzidas quase mil máscaras e que os apenados estão confeccionando as camisetas dos seus próprios uniformes.

O prefeito destacou a importância do secretário conhecer de perto o presídio. “É importante este olhar do Estado até pela necessidade que o local possui. A gente sabe das dificuldades e, na tua presença secretário, quero parabenizar esta equipe de guerreiros que são funcionários comprometidos não somente com suas atribuições. Mas eles vão além, querem desenvolver projetos e buscam parcerias. Temos um outro trabalho em conjunto de ressocialização que dois detentos trabalharam tanto que a iniciativa privada já os acolheu”, declarou.

Entre as autoridades, estavam presentes o promotor de Justiça, Luiz Antônio Barbará, o defensor público, Rodrigo Ahlert Weirich, o auxiliar socioeducativo da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase/RS), Farelo Almeida, e os vereadores Queli Ferreira (PL) e Elian Belous (PL), este também é coordenador de Saúde Prisional.

Projetos

O secretário de Estado anunciou o programa Avançar nos Sistemas Penal e Socioeducativo do Governo do Rio Grande do Sul. Com o projeto serão investidos recursos no sistema penal, para serem aplicados em segurança e tecnologia, gestão, tratamento penal e obras.

Ele anunciou que São Borja deverá ser beneficiada com uma nova casa prisional. Contando com a Modulada de Uruguaiana também, futuramente os presos de Itaqui poderão ser realocados para as cidades vizinhas. Ainda há a possibilidade de o prédio local ser transforado em uma penitenciária feminina para atender toda a região.

A engenheira civil, Claudia Veppo Gaier, acompanha Mauro em passagem pela Fronteira Oeste, disse é necessária uma busca de recursos para fazer a contratação de projetos para investir melhoria na infraestrutura, como na rede elétrica, adequações do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) e telhado. “Provavelmente aqui (em Itaqui) a gente não vai ter uma nova construção. Então, a gente vai ter que manter a estrutura na localização onde ela está, mas com melhorias”, disse.

Vereadores

Os vereadores do Partido Liberal (PL), Elian e Queli, destacaram a importância do titular para conhecer a realidade da casa prisional de Itaqui. Na oportunidade, Elian entregou uma solicitação de um veículo fechado para transferência de apenados e de um agente penitenciário administrativo para o estabelecimento.