Olá, boa noite! Hoje é sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

08/01/2022 | Sábado | 12h09

Prefeitura de Itaqui decreta situação de emergência devido à estiagem

Por Juliano Romero Cabral

Foto: Divulgação / SAMAI / Defesa Civil

A Prefeitura de Itaqui publicou, na quinta-feira (06/01), o Decreto Municipal N° 8.397/2022, que “declara situação de emergência nas áreas do município de Itaqui, afetadas pelo evento adverso de estiagem”.

O documento leva em consideração a ausência de chuvas que vem ocasionando danos humano (falta de água), agropecuário e econômico, como, por exemplo, perdas de produtividade, atraso no início do ciclo produtivo e dificuldades na criação de animais.

Um levantamento da EMATER/RS-Ascar diz que a estimativa de perdas na produtividade para a safra 2021/2022 das culturas é: soja (-30%), milho (-45%), leite (-35%); na pecuária: a variação negativa também para cortes, ovinos e bovinos (-10%).

O decreto tem validade de 180 dias e está disponível em https://www.itaqui.rs.gov.br/?action=governo_pastas_detalhe&dId=221&dpto_id=21&aId=3

• Covid
  • Atendimento Protocolo Web