19/05/2022 | Quinta-feira | 21h21

Saúde divulga protocolo atualizado de controle da Covid-19

algoritmo para manejo de pacientes COVID-19

Foto: Secretaria da Saúde

A Secretaria da Saúde, por meio do Setor de enfrentamento à Covid-19, atualizou na quarta-feira (18/05), o Protocolo Municipal de Controle do Coronavírus.

A partir de agora, pessoas com contato próximo de pacientes com Covid-19, com esquema vacinal completo, não precisam mais ficar em isolamento domiciliar, apenas se afastam do caso confirmado e seguem sendo monitoradas - se iniciarem os sintomas, entram em isolamento, se não tiverem sintomas, seguem com suas atividades normalmente, apenas com uso de máscara e cinco dias depois são testadas.

Já quem não está com a vacinação completa precisa ficar em isolamento desde o contato com a pessoa positivada.

Quanto ao uso de máscara em serviços de saúde, como Hospital, postos e clínicas, segue sendo obrigatório.

Sobre o pedido de teste, o médico pode incluí-lo no próprio receituário e o paciente ir até a Associação Desportiva e Cultural da Camil (ADCC) para realizá-lo. Para conferir o melhor dia e horário, também pode ser feito o contato com o TeleCorona, via WhatsApp, em (55) 9 9616 4967.

“A testagem é nossa melhor fonte de informação. Mantendo alta testagem nós podemos dizer se está ocorrendo a doença e avaliar o nível de gravidade da mesma. Sem testagem nós ficamos fazendo considerações que podem ou não serem corretas”, ressalta a médica e coordenadora da equipe Covid-19, Priscila Kanheski Moreira.

Baixe o novo Protocolo Municipal de Controle do Coronavírus em https://www.itaqui.rs.gov.br/documentos_download.php?aId=927