Olá, boa noite! Hoje é quinta-feira, 06 de outubro de 2022

Desfile Farroupilha celebra etnias do gaúcho; Estouro de Tropa fica em 1º lugar

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social

Piquete Estouro de Tropa fica em 1º lugar, seguido de Piquete José de Almeida Carpes (2º ) e Comitiva Depois da Lida (3º)

Foto: Juliano Romero Cabral

Foi o 20 de setembro de 2022 o percussor da retomada do tradicional Desfile Farroupilha, na rua Dom Pedro II, frente ao Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão), em Itaqui. Aproximadamente, 8 mil pessoas (conforme a Brigada Militar) prestigiaram o evento que contou com cerca de 500 cavalarianos. Às 9h30, o coordenador da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa), Fernando Silveira, solicitou ao prefeito Leonardo Betin a autorização para iniciar o desfile. De imediato, foi concedida a abertura.

O tema dos festejos de 2022 “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras” foi bastante destacado durante o desfile.

O grande evento em homenagem à Revolução Farroupilha (1835-1845) teve a participação de 19 entidades tradicionalistas, como os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes, grupos e associações. Das 13 que competiram, o Piquete Estouro de Tropa ficou em 1º lugar recebendo o troféu “Manoelito de Ornellas’ (1903-1969) – homenagem ao itaquiense literato, jornalista e historiador engajado nas questões da identidade do povo gaúcho. Também conquistaram troféus, o Piquete José de Almeida Carpes (2º lugar) e a Comitiva Depois da Lida (3º Lugar).

À tarde, durante a cerimônia de encerramento, além da divulgação dos resultados, aconteceu a apresentação das invernadas artísticas do CTG Rincão da Cruz. Após, o hospedeiro da Chama Crioula deste ano, Gaetano Santa Catarina, retirou uma centelha do Candeeiro Crioulo junto ao monumento do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho - para repassar ao patrão do CTG Cristóvão Pereira de Abreu, Fernando Silveira, que repassou ao patrão do CTG Rincão da Cruz, Claudio Queiroz, que, por fim, entregou ao próximo hospedeiro, o proprietário da Fazenda Itaó, Marcelo Passamani. A Fazenda Itaó, na localidade de mesmo nome, fica distante, aproximadamente, 85 km da cidade.

Em nome da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) – organizadora dos Festejos Farroupilhas de 2022 junto à Cosfa -, o prefeito Leonardo parabenizou a todos os envolvidos, destacou que a edição deste ano da festividade foi uma das maiores da história do município e fez a entrega de um brinde a Gaetano. Ao final, o chefe do Executivo também foi responsável por extinguir o fogo do Candeeiro Crioula, finalizando, desta forma, a Semana Farroupilha 2022.

• Covid
  • Atendimento Protocolo Web