28/03/2023 | Terça-feira | 16h40

Doações para o Fundo Municipal do Idoso podem ser feitas na declaração do IRPF

Foto: Divulgação / CMI

Está aberto o prazo para os contribuintes enviarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao ano-base de 2022, e, por meio dessa iniciativa, também ajudar os idosos de Itaqui com doações ao Fundo Municipal do Idoso (FMI).

A Receita Federal libera a destinação de até 6% do valor total para instituições - e até 3% destes podem ser destinados ao fundo - sem nenhum prejuízo ou acréscimo ao valor da declaração.

Para contribuir, no momento de realizar sua declaração (somente na opção completa), o contribuinte pode optar por abater até 3% do imposto devido, ou ainda direcionar até 3% da restituição, em caráter de doações para o FMI.

A lista dos fundos que estão habilitados para receber a doação poderá ser encontrada no próprio programa gerador da declaração.
Para fazer o repasse do percentual o contribuinte deve gerar uma guia no menu “Doações diretamente na declaração”, selecionar a aba "Idoso", clicar em "Novo", selecionar "Municipal" e fazer a pesquisa por município. Após, é apenas preencher o valor, que tem seu valor máximo já calculado e apresentado pelo próprio sistema.

Uma vez preenchido os dados, o sistema deverá gerar um DARF (guia de pagamento). É importante observar o seu vencimento.

É importante destacar, não há custo em absolutamente nada ao cidadão.

Pois:
- Se a sua declaração resultar em "imposto à pagar", o valor será subtraído do valor; ou
- Se a sua declaração resultar em imposto à restituir, o valor será acrescido à restituição.

Vale lembrar que também é possível ajudar programas e instituições voltados ao cuidado com a criança e o adolescente, igualmente num percentual de até 3%, seguindo os mesmos passos descritos acima.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elenir Garay, pontua que "essas doações destinam-se à realização de projetos sociais e ampliação de políticas públicas de garantia dos direitos e bem-estar dos idosos".