27/04/2023 | Quinta-feira | 12h58

SAMAI abre segunda etapa para castração gratuita de cadelas e gatas à população de baixa renda

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI), abre na próxima terça-feira (2/5) a segunda etapa para castração de cadelas e gatas, ou seja, somente fêmeas, de famílias de baixa renda que possuam o Cadastro Único (CadÚnico).

Os interessados devem realizar a solicitação na SAMAI (Independência, nº 230, anexo Secretaria da Saúde), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, a partir de terça-feira (2/5). É necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e CadÚnico (número do NIS e/ou comprovante de beneficiário de Programa Social do Governo Federal). Após, será disponibilizada uma ficha de cadastro para ser preenchida e, junto, o termo de autorização com data e hora para o procedimento cirúrgico.

Nesta nova fase deverão ocorrer 250 castrações, sendo 113 fichas distribuídas para famílias de baixa renda e as demais para associações e grupos de proteção aos animais. Para isso, será utilizado recurso destinado por meio de emenda impositiva da vereadora Daniela Sanchotene (MDB). A parlamentar destinou R$ 50 mil para esta segunda e, futuramente, terceira etapa.

Na primeira fase foram utilizados mais de R$ 100 mil para castração de cerca de 500 animais. O recurso foi proveniente de três iniciativas: programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente” do Governo do Rio Grande do Sul; emenda impositiva da vereadora Daniela Sanchotene (MDB); e recurso próprio do Poder Executivo.