Notícias

07/06/2025 | Sábado | 17h12

Recorde de público, aumento de produtores e degustação de grumatã marcam Feirão deste sábado

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social

Desgutação de pescado local foi grande atrativo desta edição

Desgutação de pescado local foi grande atrativo desta edição
Foto: Juliano Romero Cabral

A 39ª edição do Feirão da Agricultura Familiar, realizada na manhã deste sábado (7/6) na Casa do Produtor, ao lado do Parcão, registrou recorde de público e de vendas. Uma das atrações foi a degustação gratuita de peixe grumatã, promovida em parceria com a Associação de Pescadores Profissionais de Itaqui (APPI), com o objetivo de desmistificar o sabor do pescado e incentivar seu consumo.

A presidente da APPI, Ilca Figueiredo, explicou que o grumatã é uma espécie comum no rio Uruguai e, quando bem preparado, não apresenta o chamado “gosto de barro”. Ela agradeceu aos pescadores e à equipe envolvida na ação de degustação.

Além do pescado, o feirão contou com a participação de 18 produtores familiares, que comercializaram hortigranjeiros, mandioca, laranjas, mel, panificados, doces e outros produtos locais. Algumas bancas venderam praticamente todos os itens expostos, resultado do fluxo constante de visitantes durante toda a manhã.

A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI), com apoio da EMATER/RS-Ascar e da Unipampa. O evento também contou com a participação do Setorial de Artesanato junto a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) e com a exposição do Grupo de Pesquisa em Flores Ornamentais e Comestíveis da Unipampa (GPFOC), que apresentou resultados do projeto voltado ao cultivo de espécies ornamentais.

Estiveram presentes no feirão o prefeito Leonardo Betin, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto, o secretário da SAMAI, Lucian Del Fabbro, o secretário substituto da pasta, Gian Berro, e a secretária da SMECULT, Maricê Del Fabro.

Lucian destacou o sucesso da edição. “Tivemos um aumento no número de feirantes e no volume de vendas. Seguiremos crescendo com o apoio da comunidade e das instituições que se somam e fortalecem o Feirão”, afirmou.

Imagens Relacionadas
  •        
  •