Notícias

02/07/2026 | Quinta-feira | 23h17

Itaqui tem experiências da Saúde selecionadas em observatório nacional

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social


Foto: Divulgação / AsCom PMI / JRC

Três ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Itaqui foram selecionadas para o Observatório de Boas Práticas de Equidade na Atenção Primária à Saúde (APS), iniciativa do Ministério da Saúde.

O resultado foi divulgado após análise técnica de 788 experiências inscritas de todo o país, das quais 674 foram selecionadas.

As experiências itaquienses foram reconhecidas por promoverem o fortalecimento do acesso à saúde e da participação social na Atenção Primária.

No Eixo 1 – Equidade e Acesso, foram selecionados os projetos:

“Mulheres em Foco: Atendimento de Turno Estendido nas Unidades de Saúde de Itaqui”, das enfermeiras Jolçueider Borges e Tatiane Zacouteguy;

“Saúde da Mulher no Campo: Atendimento Rural pelo Setor Saúde da Mulher de Itaqui”, da enfermeira Jolçueider Borges e das técnicas de enfermagem Várvara Floriano e Denise Costa.

Já no Eixo 3 – Participação Social, foi selecionado o projeto:

“Oficinas terapêuticas nos territórios da APS como estratégia de fortalecimento do vínculo, cuidado e participação social”, da enfermeira Tatiane Zacouteguy e da artesã Miriam Saffons.