Notícias
02/07/2026 | Quinta-feira | 23h17
Itaqui tem experiências da Saúde selecionadas em observatório nacional
Por Juliano Romero Cabral
Assessoria de Comunicação Social
Três ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Itaqui foram selecionadas para o Observatório de Boas Práticas de Equidade na Atenção Primária à Saúde (APS), iniciativa do Ministério da Saúde.
O resultado foi divulgado após análise técnica de 788 experiências inscritas de todo o país, das quais 674 foram selecionadas.
As experiências itaquienses foram reconhecidas por promoverem o fortalecimento do acesso à saúde e da participação social na Atenção Primária.
No Eixo 1 – Equidade e Acesso, foram selecionados os projetos:
“Mulheres em Foco: Atendimento de Turno Estendido nas Unidades de Saúde de Itaqui”, das enfermeiras Jolçueider Borges e Tatiane Zacouteguy;
“Saúde da Mulher no Campo: Atendimento Rural pelo Setor Saúde da Mulher de Itaqui”, da enfermeira Jolçueider Borges e das técnicas de enfermagem Várvara Floriano e Denise Costa.
Já no Eixo 3 – Participação Social, foi selecionado o projeto:
“Oficinas terapêuticas nos territórios da APS como estratégia de fortalecimento do vínculo, cuidado e participação social”, da enfermeira Tatiane Zacouteguy e da artesã Miriam Saffons.













































