24/06/2009 | Quarta-feira | 00h00

Gil participa de reunião com Yeda sobre zoneamento para a cana-de-açúcar

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário substituto...

Prefeito Gil (de costas) na reunião com a governadora Yeda sobre a cana-de-açúcar

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário substituto de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Vicente Sanchez, participaram na segunda-feira (22/6), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, de uma reunião de trabalho na qual a governadora Yeda, com o propósito de garantir condições ao plantio e à expansão da produção da cana-de-açúcar no RS, determinou a criação de um grupo de trabalho para formular uma política de incentivos fiscais ao desenvolvimento do setor, numa parceria entre o Estado e municípios. Os trabalhos foram coordenados pela própria governadora, e contou com a participação de secretários estaduais, do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) e cerca de 100 prefeitos.

Ao todo, 212 municípios gaúchos foram incluídos no zoneamento agroclimático para a cana-de-açúcar, do Ministério da Agricultura, incluindo Itaqui.

- Depois de quatro anos de trabalho contínuo para que o Rio Grande do Sul conquistasse o zoneamento, daremos início à segunda etapa, que é viabilizar uma grande transformação para o nosso Estado - disse Yeda.

- Itaqui terá a sua cultura diversificada pelo plantio da cana-de-açúcar, assim como já está tendo pela cultura da laranja, através do Projeto Ouro Doce - vibrou Gil, ressaltando que esta será mais uma fonte de receita para o município, com geração de emprego e renda aos munícipes.

O prefeito também participou de duas audiências na capital do Estado na terça (23). A primeira delas foi com o deputado estadual Giovani Cherini (PDT). No encontro, Gil reiterou uma solicitação feita anteriormente, na qual pede que o deputado intervenha junto às autoridades competentes para que seja mantida em condições de trafegabilidade a RS-529 - com serviço de patrolamento - enquanto não são retomadas as obras de pavimentação da rodovia. Na outra audiência, o prefeito reuniu-se com o chefe de Gabinete do comando estadual da Brigada Militar, Gladimir Otero. Na oportunidade, o chefe do Executivo solicitou mais patrulhamento pelos rios Uruguai e Ibicuí, em razão das ocorrências de crimes de abigeato. Outra reivindicação diz respeito ao efetivo da BM no município. Gil solicitou que sejam designados mais servidores para o Pelotão de Itaqui.

- Há brigadianos itaquienses que estão lotados em outras cidades e que querem vir para o município para ficarem perto de suas famílias. Vamos lutar para que isso ocorra, pois ganharão os servidores, que estarão próximos de seus parentes, e a comunidade, que se sentirá mais segura com a presença de mais policiais patrulhando nossas ruas - afirmou o prefeito.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610