01/07/2009 | Quarta-feira | 00h00

Saúde disponibiliza telefone para atendimento da gripe A

A Secretaria da Saúde está disponibilizando o telefone...

Prefeito Gil conversa com trabalhadores da Aduana

Foto: Ascom PMI

A Secretaria da Saúde está disponibilizando o telefone (55) 9616-4967 para prestar informações à comunidade e atender casos suspeitos de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1). O serviço está disponível 24 horas e conta com o atendimento das enfermeiras Cláudia Gelain e Audrey Bortolotto, da Vigilância Epidemiológica.

Segundo a secretaria da Saúde, Eliane Píffero, já são nove pessoas no município suspeitas de terem contraído a gripe A. Dessas, três tiveram suas secreções nasais coletadas na segunda-feira (29/6) por agentes da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde. O prazo de divulgação dos resultados é de 72 horas, expirando nesta quinta (2). Nenhum caso de internação foi registrado no município até o momento. Todos os suspeitos estão sendo monitorados em suas residências, sendo que as três primeiras pessoas suspeitas de terem contraído a gripe A e que motivaram a decretação do estado de emergência, não apresentam mais os sintomas da doença.

- Quem apresentar os sintomas da gripe, como febre, dor de garganta, tosse, mal-estar e dor de cabeça, deve procurar manter-se isolada das demais. Somente casos graves estarão sujeitos à internação - explica Eliane, que ressalta que diante de qualquer suspeita, a Vigilância Epidemiológica deve ser comunicada através do telefone disponível para contato.

VISA na Aduana

A Vigilância Sanitária (VISA) do município segue realizando o trabalho de monitoramento e orientação às pessoas que ingressam em Itaqui através da Aduana da Receita Federal, no Cais do Porto, provenientes da Argentina e demais países vizinhos, assim como os brasileiros que viajam para a outra margem do rio Uruguai.

O prefeito Gil Marques Filho e o chefe de Gabinete, Daltro Bernardes, conferiram na manhã desta quarta (1º/7) o trabalho da VISA. Na oportunidade, conversaram com o coordenador Leandro Hiemer, também com viajantes brasileiros e argentinos e colheram informações da movimentação do Porto com o chefe da Equipe de Despachos Aduaneiros (EDA) da Receita Federal, Claiton Meyer, que apresentou números referentes ao mês de junho.

Segundo Claiton, o trânsito foi de aproximadamente 612 caminhões de importação e pouco mais de 100 de exportação. Em relação ao fluxo de pessoas, cerca de 1.360 entraram no Brasil, sendo que em torno de 1.300 deixaram o país, considerado aí os caminhoneiros. Cabe ressaltar que a travessia da balsa sobre o rio Uruguai acontece somente de segunda a sexta, estando fechado o Porto nos finais de semana.

Gil informou que a coordenadora da CVFSPAF-RS (Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Rio Grande do Sul), Inês Pereira Mallmann, vinculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), virá a Itaqui na próxima semana conferir in loco a situação. O dia ainda não foi confirmado.

Poliomielite

A Secretaria da Saúde superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 95% das crianças de 0 a 5 anos de idade incompletos contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. O índice alcançado é de 97%, incluindo as localidades do interior do município.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610