18/05/2012 | Sexta-feira | 14h21

Fazenda Itu é tombada pelo Estado

Solicitação havia sido feita pelo prefeito Gil na época em que era vereador

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Fazenda Itu agora é Patrimônio Histórico e Artístico do Estado

Foto: Juliano Barbosa/Arquivo Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho foi comunicado na manhã desta sexta-feira, 18, através de ofício assinado pelo secretário adjunto da Cultura do RS, Jéferson Assumção, que a Fazenda Itu, que já foi de propriedade do ex-presidente Getúlio Vargas, e que hoje pertence à família Nicola, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), conforme Portaria de Tombamento nº 023/2012, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 8.

A histórica propriedade rural, localizada no 4º distrito, já havia sido considerada patrimônio cultural do município, por iniciativa dos então vereadores Gil Marques Filho e Hildebrando dos Santos, em meados da década passada. Naquela ocasião, logo após o tombamento, ambos encaminharam solicitação à Secretaria de Cultura do Estado para que fosse realizado tombamento estadual, o que veio acontecer anos depois, conforme comunicado recebido pelo prefeito na manhã de hoje.