28/05/2012 | Segunda-feira | 10h30

Prefeito prestigia inauguração de usina termelétrica em São Borja

Itaqui também terá uma, com início das obras previsto para setembro

imprensa@itaqui.rs.gov.br

UTE São Borja está localizada na altura do quilômetro 529 da BR-287

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho participou na tarde da última sexta-feira, 25, em São Borja, da solenidade de inauguração da UTE São Borja Geradora de Energia Elétrica S/A.

Localizada no Rincão da Cria, na altura do quilômetro 529 da BR-287, a usina termelétrica foi construída com capital alemão, tendo a frente um dos maiores fundos privados da Alemanha, o MPC Münchmeyer Petersen & Co. GmbH, da cidade de Hamburgo. Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento de São Borja (ADSB), José Francisco Rangel, os investimentos finais na obra ultrapassam R$ 65 milhões.

Primeiro investimento deste grupo em energia renovável, através da casca de arroz, na América do Sul, a usina irá gerar 12,3 megawatts/hora de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. Para tanto, serão necessárias 96 mil toneladas/ano de casca de arroz.

Mais duas unidades já foram confirmadas. Em Itaqui, as obras devem começar em setembro, e em Pelotas a previsão é para o início de 2013.

Além do prefeito Gil – que foi convidado para usar a palavra durante a solenidade – e do presidente da ADSB, estiveram presentes, dentre outros, o prefeito de São Borja, Mariovane Weis, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), Claudio Pereira, o secretário de Agricultura do RS, Luiz Fernando Mainardi – na ocasião, representando o governador Tarso Genro –, e o CEO da MPC Bioenergia do Brasil, subsidiária do grupo alemão, Albert Ramcke.

UTE Itaqui

A UTE Itaqui Geradora de Energia Elétrica S/A será construída nos mesmos moldes da de São Borja, com custo estimado em R$ 65 milhões, geração de 12,3 megawatts/hora de energia e queima de 96 mil toneladas/ano de casca de arroz, fornecida pelas indústrias Camil e Josapar.

A energia produzida será comercializada por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), podendo ser utilizada em qualquer região do país. A UTE Itaqui ainda produzirá quantidade suficiente de cinzas, em função da queima da casca de arroz, para ser utilizada pelas indústrias de borracha, cimento e fertilizantes.

A termelétrica será construída em uma área de 11 hectares, adquirida pela MPC ao lado da Josapar, na localidade de Sesmaria Rocha.

– O município será beneficiado com a geração de emprego e arrecadação de ICMS – explica o prefeito Gil.

<<   |   >>