Notícias

16/07/2014 | Quarta-feira | 10h38

Prefeito Gil participa de audiência com o ministro dos Transportes

Na pauta, a construção das pontes Itaqui-Alvear, Porto Xavier-San Javier e Porto Mauá-Alba Posse, além da Ferrovia Norte-Sul

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil (bem à direita, de óculos) ficou satisfeito com o resultado da audiência

Prefeito Gil (bem à direita, de óculos) ficou satisfeito com o resultado da audiência
Foto: Reprodução/Facebook

O prefeito Gil Marques Filho participou na tarde desta terça-feira, 15, em Brasília, de audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Durante o encontro, discutiu-se a construção de novas travessias rodoviárias internacionais sobre o Rio Uruguai, ligando as gaúchas Itaqui, Porto Xavier e Porto Mauá, a Alvear, San Javier e Alba Posse, na Argentina.

– Defendi a construção das três pontes, pois já se passaram 14 anos desde que o Congresso (Congresso Nacional) aprovou o projeto. Além disso, o valor total das obras é quase que irrisório para os governos brasileiro e argentino. Portanto, é mais do que justo que ambas as regiões (Fronteira Oeste e Noroeste) sejam contempladas com as pontes de uma só vez – disse Gil.

Ainda de acordo com o prefeito, o ministro foi atencioso com a comitiva gaúcha e se mostrou disposto em trabalhar pela construção das três travessias internacionais.

A expectativa é que os estudos sobre a viabilidade técnica, econômica e ambiental sejam concluídos em setembro. Os trabalhos estão sendo realizados por um consórcio binacional, formado pela brasileira UTE e pelas argentinas Iatasa, Atec, Grimaux e Ballcons. Ao final, o grupo apresentará um termo de referência que apontará quantas pontes serão necessárias e de onde virão os recursos: se privados, público-privados ou apenas públicos.  

Também participaram da audiência com o ministro, que ainda teve na pauta a Ferrovia Norte-Sul, o secretário municipal de Obras, Hildebrando dos Santos, o chefe de Gabinete, Daltro Bernardes, deputados e senadores da bancada gaúcha, além de prefeitos e representantes da Famurs, Fiergs, Fecomércio-RS, FCDL-RS, Fetag-RS, Farsul, Federarroz, Uvergs e CUT.