22/01/2015 | Quinta-feira | 12h46

Império do Arco-Íris não receberá recurso da prefeitura

Contudo, escola de samba poderá desfilar normalmente

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Representantes das entidades carnavalescas se reúnem com o prefeito e membros da Comcari

Foto: Juliano Barbosa

A Escola de Samba Império do Arco-Íris, atual vice-campeã do Carnaval de Rua de Itaqui, não receberá recurso da prefeitura para desfilar este ano. A decisão foi anunciada durante reunião realizada no final da manhã desta quinta-feira, 22, no gabinete do prefeito, e que contou com as presenças de representantes das escolas Ênio Sayago, Águias do Samba, Uirapuru, Acadêmicos da Mocidade e da própria Arco-Íris, além do prefeito Gil Marques Filho, do presidente da Comissão Pró-Carnaval de Rua de Itaqui (Comcari), Márcio Barros, do secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer e 1º secretário da Comcari, José Airton Garcia, e das assessoras municipais Elise Piffero (Especial de Gabinete) e Ana Cristina Osório (Planejamento).

A medida se deve ao fato de as contas da escola de samba, referentes ao Carnaval 2014, não terem sido aprovadas em prestação de contas. A sanção, conforme consta no regulamento do Carnaval de Rua, é o não repasse da verba estabelecida pela prefeitura no carnaval seguinte. Com isso, a entidade deixa de arrecadar cerca de R$ 26 mil, valor que é utilizado pelas escolas na confecção de fantasias, alegorias, aquisição de instrumentos musicais, etc. – ao todo, a prefeitura repassará às entidades R$ 114.400,00.

– O não repasse da verba não impede de a escola desfilar. Seus dirigentes poderão colocar a entidade na avenida sem problema algum, só não contarão com o recurso da prefeitura – explica o presidente da Comcari.

Ao longo da semana, ventilou-se a possibilidade de a prefeitura efetuar o repasse do valor às demais escolas de samba, e essas, por sua vez, repassariam a quantia à Império do Arco-Íris, mas a sugestão foi logo rechaçada pelas entidades e pela própria prefeitura, ao observarem que não haveria meios legais para tanto.

Visita da Corte

Logo após a reunião, o prefeito Gil recebeu a visita da Corte do Carnaval. Seus membros foram escolhidos no último sábado, 17, no Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Itaqui (GSSI), durante realização do Baile Municipal.

Paulo César Siqueira (Rei Momo Adulto), Andrey Souza (Rei Momo Infantil), Andrielle de Alderete (Rainha Adulta), Karine de Mattos (Rainha Juvenil), Nayhnyfer Barbosa (Rainha Infantil) e Yasmin Lopes (Rainha Gay) prometeram se empenhar ao máximo para entreter o público na avenida.

Já o prefeito agradeceu a cada integrante da corte por se dispor a participar e os desejou uma excelente festa, com disposição, alegria e muito samba no pé.