30/08/2017 | Quarta-feira | 12h29

Prefeito reune-se com Ministério Público do Trabalho de Uruguaiana na tarde de ontem

O encontro trouxe o alerta ao trabalho infantil

Por Franciéli Keller

Assessoria de Comunicação do MPT de Uruguaiana

Reunião ocorreu na tarde da última terça-feira

Foto: Ascom MPT

O Prefeito Jarbas recebeu na tarde de ontem, 29, o  Ministério Público do Trabalho de Uruguaiana,  também autoridades e agentes da rede socioassistencial do Município para alertar sobre os malefícios do trabalho infantil, aprofundando a discussão sobre a realidade local.

A atividade integra a Semana de Prevenção ao Trabalho Infantil na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, promovida pelo MPT em Uruguaiana, unidade administrativa com abrangência sobre a região. O objetivo é formatar políticas públicas de prevenção e combate ao trabalho infantil, bem como de inserção das crianças na rede escolar e em programas sociais, além de fomentar a aprendizagem.

O encontro foi realizado no Gabinete do Prefeito e coordenado pela procuradora do Trabalho Martha Kruse, que estava acompanhada da assistente social da Assessoria de Planejamento, Gestão Estratégica e Serviço Social (Apges) do MPT-RS, Vitória Raskin (lotada em Porto Alegre). Também participaram da reunião as secretárias da Educação, Solange Carniel, e da Assistência Social, Letícia Viana, mais o procurador municipal, Julio Ubiratan. A rede socioassistencial estava presente com nove representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Importante sempre lembrar que a infância deve ser destinada à escola e ao lazer, sendo que o trabalho em idade precoce traz prejuízos físicos, psicológicos, e sociais às crianças. Denúncias de casos de trabalho infantil podem ser enviadas pelo prt4.mpt.mp.br/servicos/denuncias. Ao final do encontro, ficou agendada uma volta do MPT a Itaqui, em 19 de outubro, quando cada órgão da rede socioassistencial do Município será visitado individualmente.