Notícias

11/05/2018 | Sexta-feira | 12h21

Prefeitura renova convênio com Hospital São Patrício e amplia serviços

População terá atendimento gratuito de traumatologia e ortopedia

Por Rodimar Ferreira

Ascom

Ato de assinatura do contrato

Ato de assinatura do contrato
Foto: Ascom

O Município de Itaqui renovou o convênio na área da saúde com o Hospital São Patrício por mais um ano, até maio de 2019. A novidade é a ampliação da contratação dos serviços de especialidades: ortopedia e traumatologia através de termo aditivo número 008/2018 ao contrato. Duas áreas que preenchem lacunas importantes que atenderão a demanda de pacientes. Participaram da celebração de assinatura no gabinete, o prefeito Jarbas da Silva Martini, presidente do HSP Cristian Bazanela Longhinoti e o administrador Ademar Lermen.

Os demais serviços estão sendo mantidos neste contrato como o Plantão 24 horas, serviços laboratoriais, consultas e cirurgias especializadas, tomografia computadorizada, audiometria tonal e vocal, serviço de acompanhamento médico e de enfermagem em ambulância, em casos de transferência de pacientes SUS para outras cidades, plantões de sobreaviso: Obstétrico, Pediátrico, Cirúrgico e Anestesia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros serviços.

O prefeito Jarbas Martini lembra que a saúde é um direito de todos e um dever do poder público de prestar esse serviço. Porém se atreve a dizer que necessariamente o atendimento da saúde passa pelo Hospital São Patrício como se fosse uma parte da prefeitura e que demanda de gastos. “Com muita honra estamos fazendo um termo aditivo neste convênio existente de anos e sempre que for possível acrescentar algo, assim o faremos. Pois toda despesa na saúde e na educação é investimento”. Jarbas disse que a comunidade deve se orgulhar pela qualidade das instalações e dos serviços prestados pelo HSP sendo um dos melhores do interior do Estado. “Nos meus 51 anos de atendimento como estudante e médico no HSP presenciei muita gente colaborar como dirigente e manter as contas de forma responsável. É por isso que tenho o prazer de assinar este documento e farei o possível para manter o pagamento em dia ”. O prefeito também agradeceu o apoio de vários deputados que participam com destinação de verbas através de emendas parlamentares ao hospital.

O administrador do hospital Ademar Lermen considerou um grande avanço o aditivo que entre outros benefícios possibilita a contratação de profissionais de traumatologia e hematologia para atendimento em Itaqui em vez de levar os pacientes para outras cidades. “Temos um amplo bloco cirúrgico ocioso na maior parte do tempo devido a falta de cirurgião que não atende o chamado em função dos recursos que são parcos em relação aos grandes centros e pela própria distância. Porém, com essa novidade será possível contratar médicos especialistas como para atendimento de pessoas vítimas de acidentes com fraturas”, destacou Ademar.

A secretária Municipal da Saúde, Isolaine Cardoso destaca que é de grande importância a assinatura deste convênio, pois o objetivo é de estabelecer um regime de cooperação mútua entre o município e a instituição. “Primamos pela prestação de serviços de saúde aos nossos usuários que buscam e necessitam de atendimento no hospital. Destaco um novo serviço ofertado, de traumatologia e ortopedia com a presença de um profissional para atender semanalmente aos pacientes”.

Imagens Relacionadas
  •