22/01/2009 | Quinta-feira | 00h00

“Bugio foi encontrado morto no Itaó”, confirma a secretária de Saúde

Secretária Eliane Píffero

Foto: Ascom PMI

A procura por doses da vacina contra a febre amarela nesta quarta-feira (21/01), nas localidades do Curuçu, Passo da Cachoeira e Itaó, foi grande. Tanto que cerca de 100 moradores do Itaó ficaram sem receber a vacina. A Secretaria de Saúde levou 500 doses para o interior.

- Mas eles entenderam que não dispomos de muito por não sermos considerados área de risco -, disse a secretária de Saúde, Eliane Píffero. Ela confirmou que um bugio foi encontrado morto no Itaó.

- O pessoal da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS) retirou as vísceras do animal para serem examinadas em Alegrete. Se confirmada a morte por febre amarela, Itaqui será considerada área de risco. Daí passaremos a receber 30 mil doses da vacina, mas de forma gradativa -, afirmou Eliane.

Foram solicitadas mais doses para esta sexta-feira, mas, segundo a secretária, Alegrete não dispõe de mais no momento.

- Pedimos em média de 3 mil a 5 mil doses. Dessa última vez nos mandaram 1.600. Vamos aguardar até sexta para ver se receberemos mais, e a quantidade enviada. Depende da Coordenadoria -, ressaltou a titular da Pasta.

A idéia, segundo Eliane, é recomeçar o trabalho na próxima segunda-feira. O cronograma prevê o término da vacinação na localidade do Itaó. Depois serão contempladas Tuparaí e Ibicuí.

- Ficaremos dois dias no interior do município. Priorizaremos a área rural, que é de maior risco -, finalizou a secretária de Saúde.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Texto: Juliano Barbosa - 9610
Foto Eliane Píffero: Juliano Barbosa
Foto bugio: Leandro Hiemer (Vigilância Sanitária PMI)