Notícias

28/09/2017 | Quinta-feira | 12h41

Palestra sobre Plano de Mobilidade Urbana é apresentado nesta manhã

Por Franciéli Keller

Assessoria de Comunicação

Palestrante Eng. Francisco Horbe apresenta projeto de Mobilidade Urbana

Palestrante Eng. Francisco Horbe apresenta projeto de Mobilidade Urbana
Foto: Franciéli Keller

Buscando melhorar a mobilidade urbana no município, e tornar um trânsito entre veículos, ciclistas e pedestres mais pacífico e organizado, o Executivo vem buscando novas diretrizes que possam modificar algumas problemáticas existentes e prever um novo andamento no perímetro urbano.

No mês de Junho, deste ano, o Assessor de Mobilidade urbana, Luis Gattiboni, juntamente com o Secretário Adjunto dos Serviços Urbanos, Dilon Costa estiveram participando de curso sobre o tema na Famurs, em Porto Alegre.

Deste curso, surgiu a busca por melhorias e modificações no que tange todos os usuários de vias públicas, tanto pista de veículos quanto calçadas e estacionamentos,

Nesta manhã veio a convite do Executivo, o Eng. Francisco Horbe, autor do Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Uruguaiana e atualmente realizador do Projeto de Marau.

O Engenheiro com constatada experiência e conhecimento no assunto, palestrou sobre as possibilidades e necessidades que podem ser implantadas em Itaqui. Ressaltou que a Mobilidade é a capacidade de movimentação no espaço urbano com a infraestrutura existente, e nela devem contar três principais requisitos: a acessibilidade, que é a garantia de acesso; a infraestrutura, que designa os serviços e obras públicas para um ambiente urbano; e a Sustentabilidade, priorizando os modos não motorizados e de transportes coletivos, favorecendo a sustentabilidade ambiental.

A partir desta palestra, haverá um estudo de custo e viabilidade para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana em Itaqui.

Imagens Relacionadas
  •        
Últimas notícias