11/12/2017 | Segunda-feira | 12h38

Projeto Psicomotricidade nas Escolas Municipais é apresentado na Câmara de Vereadores

Por Franciéli Keller

Secretaria Municipal de Educação

Foto: sme

Foi apresentado durante todo o dia 07 de dezembro, no plenário da Câmara o Projeto Psicomotricidade nas Escolas Municipais, apresentados pelas orientadoras e supervisoras, toda a culminância do desenvolvimento do Projeto na prática, através de fotos, vídeos e parecer das atividades e do desenvolvimento coletivo dos alunos.

O Projeto de Psicomotricidade foi criado pela equipe de psicólogas e fonoaudióloga da SME e atendeu a rede municipal de ensino.

Ele surgiu em função da importância do desenvolvimento da psicomotricidade para o auxílio às crianças no processo de alfabetização, e terá continuidade nos próximos anos letivos.

Além disso, as atividades psicomotoras foram incluídas na reformulação dos mapeamentos da educação infantil e na alfabetização, durante a aquisição da leitura e da escrita, a criança necessita de habilidades psicomotoras para se desenvolver cognitivamente.

Desse modo, todo educador que lida com a alfabetização, necessita compreender como a criança constrói a noção de espaço e de tempo, desde a educação infantil até os anos iniciais, por isso a ideia e a relevância das atividades psicomotoras em todas as faixas etárias.

O Projeto teve a participação de todas as escolas de educação infantil e ensino fundamental, através de atividades realizadas pelas professoras com alunos do berçário até o 5º ano.

A participação das orientadoras, supervisoras e professores do AEE, foi fundamental para o andamento do projeto nas escolas, pois foram elas quem motivaram os demais professores para que o projeto ocorresse.