05/01/2018 | Sexta-feira | 13h07

Incremento da arrecadação sem aumento de impostos

Cadastro imobiliário e recuperação de créditos possibilitam enfrentar a crise financeira

Por Secretário Cesar Sena

Secretaria Municipal da Fazenda

Dados sobre a recuperação da dívida ativa

Foto: Secretaria da Fazenda

O recadastramento dos imóveis de parte do bairro da Chácara e 100% do bairro das Cafifas auxiliou no combate à recessão econômica que o município enfrenta.

O incremento da arrecadação, sem aumento de impostos se deve, por meio da ação direta da Secretaria Municipal de Fazenda através de seu Setor de Cadastro que manteve uma equipe permanente para a realização das medições e verificação dos imóveis.

As receitas oriundas do cadastro imobiliário, aliadas a outras medidas de recuperação de créditos, possibilitaram à Prefeitura enfrentar a crise financeira, em um ano onde registramos inadimplência de 39,81% somente no IPTU, queda nos repasses federais e estaduais, mas os recursos que aportaram ajudaram a Administração a pagar alguns compromissos.

Em análise sobre a recuperação de receitas, dados da Secretaria de Fazenda, o IPTU predial incrementou 4,99% em relação ao ano anterior, e 5,16% na taxa de lixo, que atualmente encontra-se com um deficit financeiro de aproximadamente R$ 1,3 milhão, na relação receita x despesa.

Outros aspectos da recuperação da Dívida ativa aponta para um número surpreendente do Setor de Arrecadação da SMF, o de R$ 45 milhões os débitos do contribuinte Itaquiense com o Município. Através de ações de recuperação e mais de 18,5 mil notificações, aliadas a um Refis 2017 foi possível arrecadar aos cofres da municipalidade a importância de R$ 2,35 milhões, superando em 72,43% a receita do ano de 2016.