10/01/2018 | Quarta-feira | 12h27

Secretaria Municipal da Fazenda

Gráfico representativo dos valores arrecadados pelo Refis 2017

Foto: Secretaria Municipal da Fazenda

Encerrou no dia 29 de dezembro de 2017, em Itaqui, o Programa de Recuperação Fiscal− Refis 2017. Durante dois meses, os contribuintes em débito com o município tiveram a oportunidade de quitar suas dívidas, tendo descontos de 100% a 40% nos juros e multas.

O balanço final revelou uma arrecadação superior à expectativa para este ano. De acordo com os números divulgados nesta terça-feira (09) pela Secretaria Municipal da Fazenda, 511 contribuintes aderiram ao Programa de recuperação fiscal, resultando numa arrecadação de R$ 359 mil em pagamentos à vista.

Dos contratos firmados, totalizou um montante de R$ 1,2 milhão, tornando possível uma previsão de recebimento de R$ 1,1 milhão em valores a receber a partir da 2º parcela do Refis.

Lembrando que o programa contemplou dívidas ativas tributária e não tributária, cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2016.

O Setor de Arrecadação da Prefeitura acrescenta que o valor total de dívida ativa arrecadada, incluindo o Refis, no período compreendido entre 1º de janeiro a 29 de dezembro de 2017, foi de R$ 2,3 milhões, oriundos de ações do setor, na área de cobrança administrativa e judicial.

Mesmo com os números positivos nesta edição do Refis, o município ainda registra altos níveis de inadimplência. O estoque atualizado se aproxima a R$ 45 milhões os débitos do contribuinte com a municipalidade.

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Fazenda destaca a importância do Refis, visto que foi uma oportunidade única, para os contribuintes colocarem seus débitos em dia, ao mesmo tempo em que possibilitou a administração receber estes valores, que foram aplicados em despesas com pessoal, obras e serviços.