Notícias

09/12/2021 | Quinta-feira | 02h21

Executivo discute reforma da previdência com Sindserpi

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social

proposta foi apresentada ao sindicato no Gabinete do Executivo

proposta foi apresentada ao sindicato no Gabinete do Executivo
Foto: Juliano Romero Cabral

O prefeito Leonardo Betin e o secretário adjunto da Fazenda, Maurício Talhaferro, receberam membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaqui (Sindserpi), nesta quarta-feira (08/12), no Paço Municipal, para discutir sobre a proposta de reforma da previdência, projeto de lei que será enviado ao Legislativo nos próximos meses.

Maurício iniciou apresentando um histórico desde a criação do regime próprio de previdência social - o Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS) até os dias atuais. Na sequência destacou que a reforma estará em conformidade com a Emenda Constitucional nº 103/2019 - que altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias.

Já Leonardo reforçou a necessidade da reforma. “Infelizmente se nós não olharmos agora para o futuro, conforme disse o Guilherme Walter (consultor previdenciário e atuarial), em 2030 será o ano do caos se nós seguirmos no mesmo modelo de previdência. Nós teríamos recurso para pagar quatro folhas só”, disse.

Para o governo, a proposta busca amenizar e diluir o passivo atuarial do plano financeiro, garantir a sustentabilidade do plano em capitalização e, com isso, gerar melhores condições para atravessar a atual crise. Além de possibilitar a manutenção do pagamento dos salários e aposentadorias em dia, também como, ampliar recursos aos serviços públicos essenciais.