Notícias

13/09/2022 | Terça-feira | 21h31

Acendimento do Candeeiro Crioulo marca a abertura da Semana Farroupilha 2022

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social

Douglas Santa Catarina, filho do hospedeiro, no acendimento do Candeeiro Crioulo no Parcão

Douglas Santa Catarina, filho do hospedeiro, no acendimento do Candeeiro Crioulo no Parcão
Foto: Juliano Romero Cabral

A Semana Farroupilha 2022 foi aberta oficialmente, por volta das 18h desta terça-feira (13/09), no Monumento do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho –, localizado no Parque Comendador Firmino (Parcão). A solenidade foi organizada e conduzida pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) e a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa).

Após percorrer a cavalo 82 km, a Chama Crioula, foi transferida para o candeeiro crioulo pelo representante do hospedeiro Gaetano Santa Catarina, proprietário da Agropecuária Tapera do Coqueiro na localidade de Itaó, o seu filho Douglas Santa Catarina. Na sequência, uma centelha foi entregue para cada uma das 27 entidades tradicionalistas que formaram o cortejo que conduziu a Chama até a cidade. Neste ano, o tema dos Festejos Farroupilha é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”.

Para anteceder o acendimento do candeeiro principal, a chama municipal e a centelha estadual – esta última trazida de Canguçu pelo grupo de cavalarianos Terra Xucra e do departamento campeiro do CTG Rincão da Cruz - foram unificadas por Gaetano e pelo cavalariano Sabino Soares.

Enquanto era aguardada a chegada da Chama, o grande público que compareceu ao evento pode prestigiar a apresentação das invernadas artísticas do Piquete Vovô Benedito e do CTG Cristóvão Pereira de Abreu e do grupo de violão gaúcho da Associação Centro Cultural Laçadores de Jácomo Bonapace (ACCLJB).

O prefeito Leonardo Betin saudou e desejou a todos uma ótima Semana Farroupilha. Entre as demais autoridades presentes, estavam o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Silveira, demais vereadores, secretários municipais e o patrono dos Festejos Farroupilha de Itaqui, o cantor e compositor Délvio Oviedo.

Imagens Relacionadas
  •        
  •