13/09/2022 | Terça-feira | 21h31

Acendimento do Candeeiro Crioulo marca a abertura da Semana Farroupilha 2022

Por Juliano Romero Cabral

Douglas Santa Catarina, filho do hospedeiro, no acendimento do Candeeiro Crioulo no Parcão

Foto: Juliano Romero Cabral

A Semana Farroupilha 2022 foi aberta oficialmente, por volta das 18h desta terça-feira (13/09), no Monumento do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho –, localizado no Parque Comendador Firmino (Parcão). A solenidade foi organizada e conduzida pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) e a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa).

Após percorrer a cavalo 82 km, a Chama Crioula, foi transferida para o candeeiro crioulo pelo representante do hospedeiro Gaetano Santa Catarina, proprietário da Agropecuária Tapera do Coqueiro na localidade de Itaó, o seu filho Douglas Santa Catarina. Na sequência, uma centelha foi entregue para cada uma das 27 entidades tradicionalistas que formaram o cortejo que conduziu a Chama até a cidade. Neste ano, o tema dos Festejos Farroupilha é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”.

Para anteceder o acendimento do candeeiro principal, a chama municipal e a centelha estadual – esta última trazida de Canguçu pelo grupo de cavalarianos Terra Xucra e do departamento campeiro do CTG Rincão da Cruz - foram unificadas por Gaetano e pelo cavalariano Sabino Soares.

Enquanto era aguardada a chegada da Chama, o grande público que compareceu ao evento pode prestigiar a apresentação das invernadas artísticas do Piquete Vovô Benedito e do CTG Cristóvão Pereira de Abreu e do grupo de violão gaúcho da Associação Centro Cultural Laçadores de Jácomo Bonapace (ACCLJB).

O prefeito Leonardo Betin saudou e desejou a todos uma ótima Semana Farroupilha. Entre as demais autoridades presentes, estavam o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Silveira, demais vereadores, secretários municipais e o patrono dos Festejos Farroupilha de Itaqui, o cantor e compositor Délvio Oviedo.