10/09/2022 | Sábado | 22h23

Confira a programação da Semana Farroupilha 2022

Padre Silvano abençoou os cavalarianos

Foto: Juliano Romero Cabral

De a cavalo, 197 peões e prendas deixaram a Tapera do Coqueiro para percorrer 82km até a cidade com a Chama Crioula e dar início aos Festejos Farroupilha de 2022. O número tende a aumentar com novos cavalarianos que se somam durante o trajeto. A expectativa, conforme a organização, é de que o número chegue a 300.

Neste sábado (10/09) ocorreu a solenidade de encerramento das atividades internas na fazenda hospedeira Tapera do Coqueiro, na localidade de Itaó, e deu-se início à 43ª Condução da Chama Crioula. Evento promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) e a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa).

Durante a solenidade, o prefeito Leonardo Betin parabenizou os organizadores e a Tapera do Coqueiro pela disponibilidade e promoção das atividades, além de desejar boa condução aos cavalarianos. O padre Silvano Mello – de férias em Itaqui – rezou a oração do ‘Pai Nosso’ na versão campeira. Os cavalarianos que cruzaram a porteira da fazenda, rumo à cidade, receberam a benção do religioso.

A chegada da Chama Crioula na cidade será na próxima terça-feira (13/09), às 17h30, no Candeeiro Crioulo junto ao monumento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), localizado no Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão). Na oportunidade, o fogo simbólico da tradição gaúcha será unificado com a Chama Crioula do Estado, que está sob a guarda do CTG Rincão da Cruz, desde 3 de setembro, quando chegou em Itaqui trazida de Canguçu, distante 650 km, pelo grupo Terra Xucra.

Confira a Programação dos Festejos Farroupilha 2022

> 13 de setembro
17h30 - Abertura dos Festejos Farroupilha: Chegada da Chama Crioula Municipal, conduzida pelo hospedeiro, Gaetano Santa Catarina (Agropecuária Tapera do Coqueiro). Hasteamento das Bandeiras. Distribuição da centelha para as entidades. Local: Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão)

> 14 de setembro
19h - Sessão Solene na Câmara de Vereadores: Entrega da Medalha Rincão da Cruz e Medalha Orlando Jorge Degrazia

> 15 de setembro
20h - Show com Marcelo Caminha
Local: Teatro Prezewodowski. (Entrada Gratuita, mas é necessário garantir ingresso no Teatro)

> 16 de setembro
14h - Reculuta Solidária: saída do CTG Cristóvão Pereira de Abreu passando por entidades pré-cadastradas.

18h - Missa Crioula: em frente à Igreja Matriz São Patrício

> 19 de setembro
14h - Preparação para os desfiles: Inspeção Veterinária. Local: CTG Cristóvão Pereira de Abreu.

> 20 de setembro
9h - Desfile de 20 de Setembro: na rua Dom Pedro II
17h: Entrega de resultados do desfile e da Centelha para o Hospedeiro da Chama Crioula 2023. Local: Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão)